Coluna: Dica do dia

Posted by ComunicaINATAA, With 0 Comments, Category: Dica do dia, Saúde Animal, Tags:, , , , ,

Como cuidar do seu cãozinho em dias de calor ou frio?

Cuidando-do-seu-cao-no-frio

Nossos animaizinhos também sentem frio e calor, embora em níveis um pouco diferentes dos nossos. Em dias mais gelados, a dica é não deixar seu cachorro dormindo em locais abertos, no vento ou na chuva. Principalmente no inverno é sempre recomendado uma casinha. Você pode até forrá-la com tapetes e colocar alguns panos quentinhos dentro. Eles adoram fazer um “ninho” com os panos pra se aquecer.

Os banhos também devem ocorrer com menos frequência e quando o fizer, procure secar bem o pelo do animal para que diminua a sensação de frio. Lembrando que quanto mais curto for o pelo do cachorro, mais frio ele sentirá. Colocar uma roupinha em seu cão quando a temperatura der aquela caída também é uma ótima opção.

Cachorro-quente

cachorro_verao2

Já em dias de muito calor, as recomendações são: não deixar o cão exposto ao sol sem dar a opção de ir para a sombra; nunca colocar sua casinha diretamente embaixo do sol forte; ficar atento para não faltar água fresca disponível para que ele possa se refrescar.
Quando a temperatura está muito alta os animais também podem ter menos apetite. Se isso acontecer, dê a ele a mesma quantidade de ração mas divida-as em porções menores mais vezes ao dia.

Quanto maior o cachorro, mais calor ele sentirá. Cachorros grandes podem ter inclusive quedas de pressão e desmaios em dias muito quentes. Evite brincadeiras que necessitem correr muito e procure não levá-lo para fazer exercícios em pleno calor de verão e em horários de maior radiação solar. É recomendado sair para passear no início da manhã ou no final da tarde, horários em que o calor é menos intenso.

A tosa também deve ser mais frequente nessa época. Muitos pelos, além de fazer o cachorro sentir muito calor, também facilitam a proliferação de pulgas, que adoram o ambiente quente e úmido.

Se seu cachorro tiver brinquedos de borracha resistente como os da Kong, por exemplo, é legal colocar o brinquedo no congelador por um tempo e depois dar para o cãozinho brincar. Ele se refresca lambendo o produto geladinho. Existem também sorvetes para pets e frutas geladas também são uma ótima opção que eles adoram.

Deixe uma resposta