Coluna: Homenagem do dia

Posted by ComunicaINATAA, With 0 Comments, Category: Homenagem do dia, Parceiros, Tags:,

Centro de reabilitação animal Fisio Care Pet

Desde o começo desse mês, nossa cão terapeuta Lola está tratando de uma luxação na patela com um de nossos grandes parceiros, a Fisio Care Pet.

A Fisio Care é o maior centro de reabilitação animal da América Latina, possui 8 unidades espalhadas pela Grande São Paulo e conta com equipamentos modernos , piscinas, esteiras e tudo o que é necessário para                                                                                                         acelerar a recuperação                                                                                             dos animais.

Confira agora o depoimento de nossa voluntária Laís Milani, proprietária da Lola, a cachorrinha da foto que está sendo tratada com todo o cuidado pela equipe da Dra. Larissa.

No ano passado a Lola recebeu o diagnóstico de luxação de patela. Sempre que fazia alguma atividade física acontecia de sua patela se deslocar, mas logo voltava pro lugar. Porém, com o tempo, o grau desta luxação foi aumentando. Eu percebia que ela mancava o tempo todo e quando fazia atividades físicas mais intensas, sentia muita dor, a ponto de deitar num canto e ficar quietinha. Foi então que resolvi procurar a Fisio Care!

Fui muito bem recebida pela Dra. Larissa, que é a responsável pela unidade mais próxima da minha casa. Ela avaliou a Lola e me informou que é bem provável que no futuro a Lola precise de uma intervenção cirúrgica para resolver o problema de sua patela, e que a fisioterapia poderia, neste momento, propiciar um fortalecimento muscular, de forma a diminuir o grau da patologia, bem como a dor que a Lola sente.

Começamos as sessões no dia 8 de outubro. Com a ajuda das profissionais - que sempre foram muito carinhosas e respeitaram as necessidades e limites da Lola - ela logo se ambientou com o local e com as atividades realizadas durante os atendimentos. Ela também se apaixonou pela equipe, composta pela Dra. Larissa e pelas estagiárias Mariana e Roberta, e sempre que chega é a maior festa. Ela faz questão de cumprimentar calorosamente todas elas.
Na primeira parte da sessão é feito um fortalecimento passivo, o que, para Lola, é o momento soninho, já que ela deita e dorme enquanto as profissionais fazem todo o trabalho. Depois, o fortalecimento passa a ser mais ativo, quando ela vai para a hidroesteira. Na última sessão começaram os exercícios na bola. Não preciso nem dizer que é a maior festa, né?!

Hoje estamos na sexta sessão e a melhora é visível. Percebo que a Lola consegue apoiar melhor na pata esquerda - lado onde a luxação está em um grau mais elevado - e está mancando menos.  Ela está mais disposta e não fica com dor depois de passeios pelo bairro. Mas, seguindo recomendações das profissionais, ainda estamos evitando atividades físicas muito intensas. Dá pra perceber que a Lola também está sentindo essa melhora, e está, inclusive, bastante abusada. Isso porque ela está conseguindo subir na minha cama sozinha, coisa que ela não conseguia fazer antes (e fica toda feliz que subiu).
Lógico que isso não é recomendado e quando eu vejo que ela vai subir, dou uma bronca, mas mostra que ela está se dando conta de sua melhora física, e seu corpo está respondendo melhor às suas necessidades.

Agradecemos toda a equipe da Fisio Care Pet pelo carinho e dedicação oferecida à Lola e a todos os animais que passam por lá.

Para saber mais, acesse http://fisiocarepet.com.br/