Workshop no Hospital Santa Marcelina

Posted by Gerenciador, With 1 Comments, Category: Eventos, INATAA, Notícias INATAA, Tags:, , , , , , , , ,

Por Dra.  Michele Quevedo*
Profissionais de reabilitação aprendem sobre os Cães Terapeutas

Profissionais da área de reabilitação aprendem sobre como lidar com os cães terapeutas

No último sábado, dia 24/04, o INATAA realizou um workshop na Coordenação da APS - Santa Marcelina, instituição localizada na zona Leste de São Paulo. Este evento marcou o início do projeto de Terapia Assistida por Animais desenvolvido pelo Instituto para esta instituição. O workshop contou com a participação de profissionais que atuam no hospital, na área de reabilitação (fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais), e que terão a oportunidade de realizar o trabalho de TAA junto à crianças, adolescentes, adultos e idosos portadores de seqüelas de AVE, deficiência mental e autismo, em conjunto com profissionais, cães e voluntários do INATAA.
O workshop proporcionou a estes profissionais uma aproximação com a temática. Pudemos perceber o seu envolvimento e interesse, seja durante as palestras, seja no contato com o os cães. Aliás, eles (os cães) foram responsáveis por um show à parte. Sua interação com os participantes foi fundamental para o estabelecimento de um vínculo afetivo positivo com a equipe de reabilitação. Temos certeza que a aceitação do projeto está sendo grande e que logo poderemos ver resultado positivos na reabilitação dos pacientes.
Silvana Prado apresenta o trabalho do INATAA aos profissionais do Hospital Santa Marcelina

Silvana Prado apresenta o INATAA aos profissionais do Hospital Santa Marcelina

“O Workshop do APS-Santa Marcelina foi um sucesso. Tivemos vários profissionais do hospital envolvidos, incluindo não só os profissionais diretamente envolvidos nas terapias mas outras pessoas do setor administrativo. Pudemos sentir que estavam todos muito interessados, ouviram atenciosamente as palestras sobre o INATAA, história da TAA e também sobre o perfil do cão terapeuta. Discutimos os protocolos de atendimento e a introdução dos cães nos exercícios.
Foi muito gratificante ver tanta atenção e concentração do grupo, além de muitas fotos. Acredito que os trabalhos seguirão sem problemas, pois todos nós estamos muito abertos em relação a esta nova interação dos pacientes do APS - Santa Marcelina e nossos cães, profissionais e voluntários.”
Silvana Prado, Presidente Executiva do INATAA
Os cães terapeutas encantam e criam vínculos com os profissionais da área de Reabilitação

Os cães terapeutas encantam e criam vínculos com os profissionais da área de Reabilitação

Fátima Neves, dir. de TAA do INATAA demonstra alguns dos exercícios terapêuticos adaptados ao uso dos animais

Fátima Neves, dir. de TAA do INATAA demonstra alguns dos exercícios terapêuticos adaptados ao uso dos animais

Participantes do workshop testam os exercícios cognitivos, adaptados ao uso de animais

Participantes do workshop testam os exercícios cognitivos, adaptados ao uso de animais

Profissionais do Núcleo Integrado de Reabilitação (NIR) Jardim Soares, do Hospital Santa MArcelina, participam de workshop para o início dos atendimentos do projeto de Terapia Assistida por Animais, desenvolvido pelo INATAA.

Profissionais do Núcleo Integrado de Reabilitação (NIR) Jardim Soares, do Hospital Santa Marcelina, prontos para o início dos atendimentos do projeto de Terapia Assistida por Animais, desenvolvido pelo INATAA

* Michele Quevedo é Doutora em Saúde Pública e Diretora de Pesquisa e Projetos do INATAA

As sessões de Terapia Assistida por Animais no Hospital Santa Marcelina vão começar a partir do dia 05/05/2010, todas as quartas-feiras. Os atendimentos são divididos em 03 grupos:
- 9h00 às 10h00: Grupo de AVE
- 10h30às11h30: Grupo Deficiência Mental
- 14h00 às 15h00: Grupo de Autistas

Para mais informações acesse www.inataa.org.br
1 Comments
  1. Date: junho 3, 2010
    Author: Rosario

    ótimo poster, Parabéns pelo blog! possue um conteudo muito bom, estou sempre acompanhando. Quando poder visite o meu tb, tem um conteúdo legal, http://sofamosidade.blogspot.com bjs

Deixe uma resposta