Cães que salvam vidas

Posted by ComunicaINATAA, With 0 Comments, Category: Saúde Animal, Serviço,

Doação de sangue

A necessidade de doação de sangue e a falta deste em estoque não é uma exclusividade dos humanos e tampouco um problema somente de hospitais humanos.

Todos os dias acontecem acidentes com cães, brigas, atropelamentos e cirurgias que necessitam da doação de um cão compatível para a recuperação das vítimas.

Devido à falta de informação, poucas pessoas sabem o quão importante e simples é o procedimento de doação e, por isso, o estoque nos bancos de sangue está sempre baixo.

O Hospital Veterinário Anhembi Morumbi, localizado em São Paulo, faz essas coletas. Para cadastrar seu cão como doador, é necessário que ele passe antes por exames que comprovem que está saudável e apto a fazer a doação.

Primeiro é feito uma avaliação inicial que analisa a condição corpórea geral, peso e a quantidade de glóbulos vermelhos do animal. Se os resultados estiverem dentro da normalidade, ele passa para a segunda etapa onde será coletada nova amostra de sangue para realização do hemograma completo e a contagem de plaquetas.

No Hospital Morumbi, os animais doadores ganham avaliação clínica periódica com análise da condição corpórea geral e realização de exames laboratoriais. A doação é realizada a cada dois meses, não oferecendo riscos para os animais.

Para quem se interessou, seguem alguns pré-requisitos necessário para que seu cachorro também possa ser um cão-doador e ajude a salvar vidas:

- Ter mais de 27 Kg ;
- Ter idade entre 1 e 8 anos;
- Estar com vacinação e exame de vermífugo em dia;
- Estar clinicamente sadio;
- Não ter ficado recentemente doente (tosse, espirros, diareia, vômitos);
- Não estar tomando qualquer tipo de medicação;
- Para as cadelas, não estar grávida nem no período de fertilidade;
- Não ter sido diagnosticado alguma vez com doenças cardíacas, convulsões ou doenças crônicas;
- Não ter doado nos últimos 2 meses.

Além desses requisitos é necessário também que o cão seja dócil para facilitar o processo de coleta que dura de 8 a 10 minutos.

Os interessados devem entrar em contato com o Hospital Veterinário Anhembi Morumbi pelo telefone (11) 2790-4693 e marcar uma data para visitar o hospital e levar o cão para fazer os exames.

Com a solidariedade de cães-doadores e o belo trabalho dos veterinários, diversas vidas caninas podem ser salvas. Seja solidário e divulgue essa ideia você também!

Confira abaixo o vídeo da Campanha de doação de sangue de 2012:

Campanha de Doação de Sangue 2012

Deixe uma resposta