Curiosidade

Posted by ComunicaINATAA, With 0 Comments, Category: TAA e a Saúde Mental, Terapia Assistida por Animais,

Surgimento da TAA

Hoje vamos saber um pouquinho mais sobre a origem desse trabalho chamado Terapia Assistida por Animais, ou TAA.

A TAA surgiu em 1792, na Inglaterra, com William Tuke que iniciou o tratamento de doentes mentais através de animais de estimação em um asilo psiquiátrico em Londres.

A TAA teve início quando um paciente desta instituição faleceu com os tratamentos convencionais, o que levou ao questionamento dos tratamentos já utilizados e a aplicação de terapias alternativas.

Neste centro de reabilitação havia animais como coelhos, galinhas, gaivotas, aves domesticas e outras animais. Tuke, percebeu que os pacientes interagiam com os animais obtendo uma resposta positiva no tratamento que recebiam.

A partir deste momento a TAA se espalhou, levando seus benefícios para todo o mundo. Uma das mais importantes foi a utilização de cães, pela Cruz Vermelha, para a reabilitação de ex-combatentes da segunda Guerra Mundial.

É incrível como a interação homem-animal desde o começo dos tempos sempre nos trouxe benefícios. A importância dos animais na sociedade não tem limites e cabe a nós, humanos, cuidar desses terapeutas tão dedicados que estão sempre dispostos a nos ajudar.

Deixe uma resposta