Campanha Papai Noel dos Correios 2012

Posted by ComunicaINATAA, With 0 Comments, Category: Notícias, Pensamento, Serviço,

Espírito natalino!

Olá leitores.

O post de hoje não vai tratar de cachorros, vamos falar de uma linda campanha que há 23 anos acontece na época de natal e que leva sorrisos a diversas crianças no Brasil. Estamos falando da campanha “Papai Noel dos Correios”, que termina agora no dia 14 (sexta-feira).

Nem todas as crianças tem a oportunidade de ganhar um presente de natal. Por meio dessa campanha, diversas cartas endereçadas ao bom velhinho chegam aos correios de todos os Estados do Brasil. São jovens e crianças que escrevem sobre seus sonhos e fazem seu pedido de natal. A proposta é promover uma rede de solidariedade por meio da leitura das cartas e doação de presentes.

A iniciativa partiu dos funcionários do correio que começaram a receber essas cartas e adotá-las voluntariamente. A campanha ocorre desde 1997 mas somente nos últimos 3 anos os correios receberam mais de quatro milhões de cartas e em 2011 foram atendidas quase meio milhão de pedidos de crianças em situação de vulnerabilidade social.

Existem duas formas de participar: como ajudante ou como padrinho. O padrinho é quem responde a carta e atende ao pedido da criança. Mas os ajudantes também têm papel fundamental. Eles são quem leem e cadastram as cartas.

É realmente uma fábrica de solidariedade, mas além de fazer o dia de natal muito mais feliz e propagar a magia do natal, a campanha também incentiva a escrita nas camadas mais humildes.

A seguir, leia alguns dos milhões de casos registrados pelos correios.

Filha, escreva ao Papai Noel!
Uma casinha de madeira, localizada em um bairro humilde da periferia de Manaus, foi um cenário mágico no Natal de 2011. Um casal, sensibilizado pela cartinha de Maria Vitória, 10 anos, apadrinhou não apenas a menina, mas também seus irmãos mais novos: Vivian, Viviane, Mateus e Vitor. Muito emocionada, Vitória chorou ao receber a bicicleta das mãos do Papai Noel dos Correios. Ela contou que ter uma bicicleta era o maior sonho de sua vida e que nunca pode ganhar um presente dos pais por conta da falta de condições financeiras. Contou ainda que só mandou a cartinha porque sua mãe, Cristiane, conhecedora de seus sonhos, disse: “Filha, escreva ao Papai Noel!”. Graças ao estímulo de Cristiane, toda a família pode viver a magia do Natal.
Fonte: Diretoria Regional do Amazonas

Dupla de Anjos
Duas alunas deram início a uma mobilização que chegou até os jornais de Tocantins. Em 2011, elas escreveram ao Papai Noel pedindo uma cirurgia para um colega de turma na escola. O menino passava mal nas aulas de educação física por ter problema no coração e a família esperava há meses para realizar exames no hospital público. Vendo o Natal chegar, as amigas resolveram fazer um complô de solidariedade e pediram ao Papai Noel que o amigo fosse presenteado com uma cirurgia e que ficasse bom logo. Um médico decidiu adotar a cartinha das alunas. A sociedade pode acompanhar pela imprensa a adoção da carta, o encontro do médico e da criança, os exames e o desfecho da história. Felizmente, o problema da criança foi resolvido sem necessidade de intervenção cirúrgica. Já a dupla de amigas conta que também ganhou um presente mágico do Papai Noel: um par de asas de anjos cada.
Fonte: Diretoria Regional do Tocantins

Quero um sorriso!
A história com maior número de acessos no Facebook do Papai Noel dos Correios de 2011 foi a de Tamires, que pediu um sorriso ao Papai Noel. Ela conta que, quando sorria, coleguinhas e outras pessoas diziam que tinha restinho de feijão nos dentes dela. Não era feijão, ou outra sujeirinha, eram cáries aparentes que a deixavam constrangida e, claro, provocavam dores. Sensibilizado, um dentista apadrinhou a carta e adotou o sorriso de Tamires. Realizou todo o tratamento odontológico e continuará o acompanhamento pelos próximos anos. Além do tratamento, ela também ganhou um brinquedo do padrinho para estrear o sorriso novo.
Fonte: Diretoria Regional de São Paulo

Viu? Se você algum dia duvidou que o Papal Noel existe, saiba que ele está mais vivo do que nunca dentro do coração de cada pessoa. Mas, não podemos deixar que a magia natalina desapareça logo depois da virada do ano. O espírito de amor e solidariedade tem de estar presente em todos nós a cada dia.

Ajude você também a distribuir bondade e a magia do natal. Pelo site dos correios (http://www.correios.com.br/papainoelcorreios2012/cronograma.cfm) você fica sabendo qual é a unidade participantes mais próxima de você. Mas corra, a campanha só vai durar mais 3 dias.

Fonte: Site dos correios

Deixe uma resposta