Ações Assistidas por Animais na Zootec 2013

Ações Assistidas por Animais na Zootec 2013

Posted by Gerenciador, With 0 Comments, Category: Notícias INATAA, Tags:, , , , ,

A presidente do INATAA, Fátima Neves, esteve na Zootec 2013 palestrando sobre as Ações Assistidas por Animais e o INATAA. Confira o relato da sua experiência:

O Zootec é o maior evento técnico-científico da Zootecnia no Brasil. Contando com 23 edições, tendo a última edição em Cuiabá contado com 2.700 inscritos, congrega estudantes e profissionais da área da Zootecnia. Eram esperados mais de 3000 inscritos para o Zootec de 2013 em Foz do Iguaçu, ainda não temos os dados oficiais.
Fátima Neves participa da Zootec 2013

Fátima Neves participa da Zootec 2013

Tradicionalmente a Zootecnia trabalha com animais de produção, por exemplo, avicultura, bovinocultura, mas há alguns anos esse leque se abriu e o Zootecnista está inserido também em zoológicos, projetos com animais silvestres e agora chegou a vez do Zootecnista se abrir para os animais de companhia. Cães e gatos são um nicho de mercado ainda pouco explorado pelos Zootecnistas. Alimentação, melhoramento genético, bem estar e comportamento são bases da área de atuação do Zootecnista e isso está diretamente interligado com os animais de companhia e em especial com os animais que desenvolvem a TAA.
O INATAA foi indicado para levar as Ações Assistidas por Animais a esse público.
O evento foi grandioso, organizado pela Unioeste, muitas atividades ocorreram simultaneamente, subdivididas em temas. Impecável. A presidente do evento, Ana Alix Mendes Oliveira, simpática, atenciosa e incansável, formou uma equipe irretocável, desde nossa chegada, com membros sempre dispostos a nos atender, esclarecer as dúvidas e tornar nossa participação e nossa estada as melhores possíveis.
Emocionante ver tanta gente, de tantos lugares distintos, de todas as faixas etárias, de estudantes a profissionais com muita experiência, envolvidos e dedicados a transmitir, receber e compartilhar conhecimento, objetivando tornar seus profissionais cada vez melhores. Professores, muitos professores que não perdiam a menor oportunidade para associar uma frase, numa conversa, que até então era informal a um dado profissional de relevância.
Ana Alix, responsável pela organização do evento

Ana Alix, responsável pela organização do evento, e Fátima Neves, presidente do INATAA.

Eu, psicóloga, urbana, peixe fora d’água, certo? Errado! Impossível não ser envolvida por esse clima tão fértil de aprendizado e troca.
Mostramos na nossa palestra, o que são as Ações Assistidas por Animais, quem somos nós e o que fazemos. Colocamos as perspectivas e necessidade de pesquisas e documentação. E, lançamos uma reflexão aos profissionais de zootecnia:
“As configurações urbanas tiraram vários animais, principalmente o cão do convívio natural e funcional. Hoje temos cães de caça, de pastoreio, de faro, de corrida, inseridos em residências, em famílias, em geral sem outros cães, formando novos grupos.
Seria a A/E/TAA uma forma de recolocarmos os cães na condição de funcionais e colaboradores com os humanos, função que têm desde sempre?”
Fátima Neves – colaboração Tula Verusca Pereira