Curso Avançado

Posted by Gerenciador, With 0 Comments, Category: Cursos, Terapia Assistida por Animais, Tags:, , , , , , , , ,

Curso Avançado: Os professores

O nosso Curso Avançado se aproxima, as apostilas estão prontas, coffee break providenciado e alunos partindo de suas cidades para vir a São Paulo participar de mais este encontro de grande troca de experiências e conhecimentos sobre Terapia Assistida por Animais. Estamos muito contentes pois este grupo promete três dias muito ricos em conhecimento. Temos alunos de várias cidades de Brasil, do Chile e do Peru. É motivo de muito orgulho poder receber pessoas que vem de lugares tão distantes para nos conhecer e fazer os nossos cursos.

folder_curso_avancado2013_2

Da mesma forma é com alegria que recebemos amigos conhecidos que já estiveram em outros cursos e que voltam para mais um feriado de muito trabalho.

Como de costume postamos aqui os currículos dos professores do curso e agradecemos a cada um deles a presença, sempre com muito entusiasmo em passar ótimas informações para os nossos alunos.

 

Fátima Maria Neves Cândido

Psicóloga

  • Psicóloga Clínica, formada em 86 pela Unisa.
  • Adestradora comportamentalista desde 2002.
  • Pertencente ao quadro da OBIHACC de 2005 até seu encerramento e ao quadro do INATAA desde sua fundação.
  • Psicóloga responsável pelas sessões semanais no Recanto da Vovó
  • Condutora de cão terapeuta em diversos tipos de atendimento para diversas patologias, infantil e adulto.
  • Ministra cursos e palestras dentro do universo da A/TAA e adestramento com clicker.
  • Presidente do INATAA.

Trabalhos em TAA que participou com diversas patologias:

Recanto da Vovó - Fisioterapia Assistida por Cães/ A Mão Branca-Terapia Ocupacional assistida por cães/Associação beneficente Parsifal-Oficinas Assistidas-“o cão como facilitador na integraçnao social de pessoas com deficiência física, mental e distúrbios de comportamento”/Instituto Dante Pazzanese-“Atividade e terapia assistida por animais como instrumento de humanizaçnao às crianças com cardiopatia Congênita/ Instituto de Psiquiatria Hospital Dia Infantil-Grupo Autistas-Enfermaria Pediátrica-transtornos psiquiátricos diversos/Hospital Dia Adultos-socializaçnao de pacientes com transtornos psiquiátricos diversos/ Santa Marcelina9Atençnao Primária Saúde)-Grupos e AVE(Acidente vascular Encefálico) e DM(deficiência Mental)-condutora e co-observadora em sessões terapêuticas com cães

 

Laís Milani

Psicóloga

Formação em Psicologia na Universidade Presbiteriana Mackenzie

Especialização em Psicologia Hospitalar na Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo

Voluntária do INATAA desde 2009

Membro da diretoria de TAA do INATAA

 

Carolina Rocha

Médica veterinária

Carolina Rocha é médica veterinária formada pela Universidade de São Paulo (USP). Está finalizando sua pesquisa de mestrado scricto senso no Instituto de Psicologia da USP acerca da seleção, bem estar e comportamento de cães em interações assistidas por animais. Além disso Carolina também é aluna em sua segunda graduação em Psicologia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Acompanhou cursos com importantes profissionais da área de comportamento animal como Debra Horwitz, Karen Overall, Lore Haug, Susan Friedman, Bob Bailey, Chirag Patel e Parvene Farhoody. Carolina é membro regular da American Veterinary Society of Animal Behavior, da Association of Pet Dog Trainers e do núcleo de saúde, comportamento e bem estar animal da Rede Nacional de Atividades, Terapia e Educação Assistida por Animais (REATAA).

 

Claudinéa Guedes Yamashiro

Fisioterapeuta

Graduada em Fisioterapia, especialista em Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica, especialista em Acupuntura Tradicional Chinesa, mestre em Ensino em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo. Docente do Instituto Brasileiro de Acupuntura e Homeopatia (IBRAHO),da Associação Brasileira de Acupuntura (ABA). Fisioterapeuta responsável pela fisioterapia assistida por cães do Instituto Nacional de Ações e Terapias Assistidas por Animais(INATAA).

 

Glícia Ribeiro de Oliveira

Fonoaudióloga

- Fonoaudióloga e Mestre em Fonoaudiologia pela PUC SP

Em sua dissertação de Mestrado intitulada "A interação fonoaudiólogo-paciente-cão: efeitos na comunicação de idosos", foi possível Glícia concluir que a presença do cão configurou-se como recurso potente para a criação de um enquadre fonoaudiológico inovador, cuja efetividade foi revelada pela maior adesão às intervenções e pela evolução significativa do desempenho comunicativo dos sujeitos estudados.

- Representante da área de Atividade Assisida por Animais do Núcleo de Criação da REATAA ( Rede Nacional de Atividade, Terapia e Educação Assistida por Animais

- Voluntária do projeto Cão Terapeuta

 

Rita de Cácia Gonçalves da Silva

Enfermeira

Rita de Cácia Gonçalves da Silva, graduada em Enfermagem e Obstetrícia,  atua há 23anos  na área Hospitalar. Voluntária em Atividade e Terapia assistida por animais desde 2006, atuou no extinto Projeto “ Dr. Cao “ e atualmente no Projeto Terapia Cão Carinho.

 

 Juliana Rhein Lacerda

Terapeuta Ocupacional

Mestranda do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Psicologia – USP 2011 - cursando

Terapeuta Ocupacional do ARCO - Ambulatório de Reabilitação Coginitva pós TCE do Ambulatório de Neurologia do Hospital das Clínicas - FMUSP 2012 - atuando

Aperfeiçoamento de Terapia Ocupacional em Neuropsiquiatria Infantil e Adolescente Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas – FMUSP em 2010

Graduada em Terapia Ocupacional pelo Centro Universitário São Camilo em 2008 Técnica em Enfermagem pelo Centro Universitário São Camilo em 2004

Trabalhou nos seguintes estabelecimentos:

RECAL - Reabilitação Cognitiva Após Lesão Encefálica

CEREDIC - Centro de Referência nos Distúrbios Cognitivos – Hospital das Clínicas / FMUSP

CPTA - Centro Paulista de Tecnologia Assistiva

Hoje atuando no COR - Centro de Orientação e Reabilitação (pacientes com transtornos psiquiátricos, patologias neurológicas e alterações do desenvolvimento infantil.)

 

Cristiane Blanco

Psicóloga

Psicóloga com especialização em Neuropsicologia.

Colaboradora no ambulatório de Transtornos do Impulso no IPQ HC

Voluntária do INATAA desde 2009

Membro da Diretoria de TAA

 

Marcela Monteiro Bonin

Fisioterapeuta

Fisioterapeuta ( FFM - fundação faculdade de medicina) Rede Lucy Montoro de Reabilitação

Especialista em Intervençao em Neuropediatria (UFSCar)

Especialista em métodos de tratamento em deficiência física e gestão organizacional de centros de reabilitação  (UNIFESP / AACD)

Instrutora Therapy Taping

 

Kátia Regina Monteiro

Fonoaudióloga

Fonoaudióloga graduada pelo Centro Universitário São Camilo São Paulo (SP) em 2001.

Residência em Fonoaudiologia em Neurologia e Especialista no Tratamento Neuroevolutivo - Conceito Bobath na Associação de Assistência à Criança Deficiente-AACD (Unidade Central - SP)

Responsável Técnica do Setor de Fonoaudiologia no Núcleo Integrado de Reabilitação-NIR Jd Soares (Casa de Saúde Santa Marcelina).  

 

Kátia Regina Aiello

Psicóloga Comportamentalista

Graduação em Psicologia na Universidade de Guarulhos em 1984 Pós Graduação em Neuropsicologia na PUC de São Paulo em 1999 Especialização em Adestramento e Socialização de cães Trabalho em TAA desde 2001, como voluntária na enstinta ONG OBIHACC (Organização Brasileira de Integração Homem-

Animal Cão Coração).

Hoje, trabalho com a socialização e treinamento de cães co-terapeutas para profissionais da área de saúde e para pais de filhos com necessidades especiais.

Na ONG INATAA, exerço a função de diretora comportamental, orientando e dando suporte para os voluntários e seus cães nos asilos e hospitais.

Cursos e palestras: desde 2003, dou cursos e palestras sobre socialização canina e TAA nas universidades de São Paulo e outros estados.

Trabalho esporadicamente como consultora da revista Cães e Cia, jornal Nippo-brasileiro e revistas da editora Abril.”