O Autismo e os Cães de Serviço

O Autismo e os Cães de Serviço

Posted by Gerenciador, With 0 Comments, Category: autismo, Cães de serviço, TAA e a Saúde Mental, Tags:, , , ,

Hoje dia 2 de Abril é o Dia Internacional da Conscientização do Autismo.

Cão treinado para manter a criança em segurança.

Cão treinado para manter a criança em segurança.

Você sabia que os cães são capazes de auxiliar (e muito) a vida de uma pessoa autista? Pode ser parte integrante do seu tratamento e, até mesmo, um acompanhante constante para a melhora da qualidade de vida de crianças autistas.

 

Veja só o que um Cão de Serviço para o Autismo pode fazer:

Manter a criança em segurança física.

Um cão de serviço para autistas pode ser treinado para "segurar" a criança ao seu lado. Sua guia é presa à criança, de forma que ele nunca permita que entre em perigo correndo na frente de um carro por exemplo.

Procurar uma criança perdida.

O cão pode ser treinado para procurar a sua criança, caso ela se perca, através do seu rastro de cheiro.

Impedir que a criança coma o que não deve.

O cão é treinado para impedir a criança de comer argila, giz, terra, ou qualquer coisa que possa ser indesejável para a sua saúde.

O cão tranquiliza e acalma, o autista e a sua família também

O cão tranquiliza e acalma, o autista e a sua família também

Reduzir atos de auto-agressão.

Cães geralmente reduzem os atos de agressão do indivíduo contra ele mesmo, como arranhar, morder, bater a cabeça.

Agir em caso de emergência.

O cão pode ser treinado, por exemplo, para levar a criança para um lugar seguro caso o alarme de incêndio soe.

Agir em casos de explosão de ansiedade.

A maioria das pessoas no Transtorno do Espectro do Autismo experiência várias manifestações de ansiedade, como explosões , birras, terrores noturnos , ou gritando . Um cão do serviço do autismo pode ser treinado para rastejar no colo da criança ou para deslocar e redirecionar ou até mesmo para dar pressão profunda ou afeto para deter o comportamento. Isso muitas vezes auxilia a criança em todas as áreas de suas vidas, incluindo acadêmicos e socialização.

Prevenir fugas.

Indivíduos com Transtornos do Espectro do Autismo são comumente muito hábeis em fugir de suas casas ou aprontar longe de seus ambientes seguros . Seu cão de serviço pode ser treinado para dormir ao lado de / guarda da criança. Isso pode proporcionar uma paz de espírito e qualidade do sono para toda a família que não era possível anteriormente.

Auxílio com comportamentos de auto-estimulação.

Cão de Serviço para Autistas

Cão de Serviço para Autistas

Muitas pessoas com Transtornos do Espectro do Autismo se envolver em vários comportamentos de auto-estimulação , incluindo : agitar as mãos, girar , balançar, fazer sons vocais repetitivos ou os movimentos dos dedos incomuns. Um cão do serviço Autismo pode parar, desviar o foco ou redirecionar esses comportamentos também.

Farejar Glútem

Cães do serviço para autistas podem até, por vezes, ser treinados para farejar para indivíduos com sensibilidade ao glúten.

Cão treinado para deitar na criança, oferecendo calma e conforto em situação de crise de ansiedade

Cão treinado para deitar na criança, oferecendo calma e conforto em situação de crise de ansiedade

E certamente, último mas não menos importante: Fornecer amor, conforto e segurança

Muitas vezes a necessidade de amor, carinho e segurança são fundamentais para uma criança autisma . Enquanto todas as crianças precisam dessas coisas, a  "carência " desses indivíduos é muitas vezes tão intensa que se torna quase impossível para os pais satisfazer todas as necessidades da criança nestas áreas. Muitas crianças que antes exigiam atenção constante dos pais ou que viam o pai como um "item de segurança ou objeto transicional " já não são tão dependentes com a ajuda de um cão de serviço . O cão do serviço pode fornecer o apoio emocional e físico necessário para o sono mais independente, tomar banho, vestir-se, esperar em filas, pegar meios de transporte (ônibus escolares, metrôs, ônibus, vans , aviões , traslados, carros, barcos, balsas ) e uma infinidade de outras atividades que causam estresse ou exigiam a presença de uma pessoa ou objeto para oferecer apoio no passado.

Um cão de serviço para autismo muitas vezes se torna uma ponte social para os indivíduos autistas. Muitas vezes, os nossos beneficiários que têm déficits sociais , de repente, se tornam pessoas mais popular na escola ou faculdade, porque o cão de serviço ajuda a quebrar as barreiras sociais e tira o foco de qualquer deficiência do indivíduo.

Estes mesmos cães, muitas vezes ajudam/apoiam o seu parceiro em ser capaz de enfrentar ambientes ou procedimentos que lhe dão medo, aumentam a capacidade do seu parceiro de tentar novas coisas/rotinas. O cão é um companheiro leal, não julga o seu amigo, e promove a independência, autonomia e responsabilidade.

 

 

*Artigo traduzido de http://pawsitivesolutions.org/what-can-an-autism-service-dog-do/