Terapia Assistida por Animais em Santos!

Posted by Gerenciador, With 1 Comments, Category: Reportagens, Tags:, , , , , , , , ,

Vejam abaixo a notícia retirada do site da UNISANTA,Universidade Santa Cecília, de Santos. A clínica de fisioterapia da universidade que está recebendo o projeto piloto da ONG Pegadas e Passos. Rosanna Ré, responsável pelo projeto foi voluntária da OBIHACC (projeto que originou o INATAA) e hoje está expandindo a TAA para a cidade de Santos. Parabéns Rosanna, muito sucesso!

30/06/2010 - 17:47 - POR JULIANA KUCHARUK - COLABORADOR

Cães, que auxiliam no tratamento na Fisioterapia, chegam à Unisanta hoje

Os cães fizeram a alegria da criançada, enquanto auxiliavam em seu tratamento

A tarde desta quarta-feira, 30/6, foi agitada na ala infantil da Clínica de Fisioterapia da Universidade Santa Cecília (Unisanta). Os dois cães adestrados, Mafalda (Golden Retriver) e Durval (Lhasa Apso), passeavam pela sala da clínica quando as primeiras crianças começaram a chegar. Os professores e alunos de fisioterapia começaram o tratamento junto com a diretora da ONG Pegadas e Passos Rosanna Ré, que via a necessidade do tratamento da criança e colocava o cão para ajudar. Cerca de cinco crianças chegaram ao local e foram atendidas pelos profissionais fazendo seu tratamento com o auxilio dos cães.

Um dos pacientes, Joelbe Oliveira, de 10 anos de idade, com problema no sistema motor, era auxiliado pela fisioterapeuta ao andar, enquanto levava o pequeno Durval a um passeio pela sala.
Para Ivan Cheida, diretor do curso de Fisioterapia da Unisanta, é importante o paciente ter contato com animais de estimação. “O fisioterapeuta passa os exercícios que serão feitos para o adestrador e ele ensina ao cão. Assim o paciente executa seus exercícios de movimento através da interação com o cachorro. São exercícios através da brincadeira.” – comenta Ivan. Para ele, é mais um diferencial na clínica da Universidade.
Essa iniciativa é baseada em um projeto piloto de terapia assistida com animais, em parceria com a ONG Pegadas e Passos. O tratamento consiste em introduzir dois cães adestrados que contribuirão com o atendimento terapêutico de crianças no setor de Neuropediatria e com pacientes adultos no setor de Neurologia e Lesões do Aparelho Locomotor.
Os cães, que não só divertiram as crianças, como também aos adultos, visitarão a Universidade as segundas e quartas-feiras.

Fonte: UNISANTA www.unisanta.br

1 Comments
  1. Date: setembro 2, 2010

    Great post, thanks for sharing. Keep up the fantastic work and keep em coming!

Deixe uma resposta