Benefícios psicológicos, emocionais e sociais dos animais

Posted by Gerenciador, With 1 Comments, Category: Estudos e Pesquisas, TAA e a Saúde Mental, Tags:, , , , , ,
Departamento de Serviços Veterinários, Drs.. Foster & Smith, Inc.
Fonte (original version, in english):
http://www.peteducation.com/article.cfm?c=0 1278 1490 & aid = 640
Além de benefícios médicos, auxílio nas atividades diárias e o trabalho em parceiria conosco, sabe-se hoje que os animais podem ajudar-nos emocionalmente, psicologicamente e socialmente. Eles nos ajudam a:

Ajustar-nos à uma doença grave e/ou morte

As crianças costumam se voltar para seu animal de estimação para o conforto no caso de um amigo ou membro da família morrer ou deixar a família. Também já foi estudado que adultos em luto, que não têm uma fonte próxima do apoio humano, sofrem menos de depressão se tiverem um animal de estimação.

O Schnauzer Natan, trabalhando no asilo

O Schnauzer Natan, trabalhando no asilo

Ser menos ansioso e se sentir mais seguro

Os proprietários de cães tendem a sentir menos medo de ser vítima de crimes ao andar com seu cão na rua ou mesmo ter um cão em casa.

Relaxar e reduzir o estresse diário

Animais de estimação podem nos ajudar a relaxar e concentrar nossa atenção para longe de problemas e preocupações. Nós nem sequer precisamos de contato físico com eles para se beneficiar disto. A observação de peixes em um aquário ou a atividade das aves pode ser muito reconfortante. É claro que muitos de nós convivendo com cães e gatos, diversas vezes nos encontramos acariciando-os distraidamente, um ato relaxante tanto para nós quanto para o animal.

Ter contato físico

Poder ter algo para tocar e acariciar é muito importante para o ser humano. Mais e mais estudos mostram o quão importante é o toque para a nossa saúde física e emocional.

Levantar o nosso humor

Animais de estimação diminuem os nossos sentimentos de solidão e isolamento, oferecendo companhia para pessoas de todas as idades. Idosos residentes de asilos, por exemplo, são muito beneficiados pela presença dos animais, que também levam estes mesmos benefícios pra os funcionários e voluntários que lá trabalham. Moradores de asilos são mais propensos a sorrir, conversar, interagir com outras pessoas e objetos, ficar mais atentos e alertas e experimentar uma sensação maior de bem-estar e menos depressão se os animais estão alí presentes.

Se sentir menos solitárias

Animais de estimação podem ajudar a aliviar a nossa sensação de solidão ou isolamento.

Ter algo para cuidar

Todos precisam se sentir necessários e ter algo para cuidar. Muitos idosos ou pessoas que vivem sozinhas dizem que seus animais de estimação lhes dão uma razão para viver.

Amadeus, durante sessão de socialização do INATAA

Amadeus, durante sessão de socialização do INATAA

Manter-se ativo

Ter um animal de estimação podem nos ajudar a ficar mais ativos. Nós não fazemos mais exercícios apenas ao levar um cão para passear, mas também aumentamos a nossa atividade ao alimentar, pentear, entre outros cuidados para os  nossos animais de estimação.

Ter consistência

Animais de estimação fornecer alguma consistência às nossas vidas. Cuidar de um animal de estimação pode afetar significativamente a nossa rotina e nos dá algo para fazer e olhar para a frente a cada dia. Pessoas podem ir e vir, mas os nossos animais estão conosco dia após dia.

Ter mais e melhores interações sociais

Famílias pesquisadas antes e depois de terem adquirido um animal de estimação relataram se sentirem mais felizes após a adição do animal de estimação à família.
Um estudo realizado em um Hospital para Veteranos de Guerra nos EUA revelou que os pacientes tinham mais interações verbais com os outros quando um cão estava presente na sala. Também já foi comprovado em uma unidade de duidados especiais de lar de idosos, também nos EUA, que cães aumentam a socialização entre as pessoas com doença de Alzheimer.
Pacientes em instituições de saúde, internados por um longo período estiveram mais propensos a freqüentar as sessões de atividades quando o animal estava presente.

Resumo

Animais de estimação podem influenciar fortemente o modo como pensamos sobre nós mesmos e da vida em geral. Eles são professores e curadores de talento extraordinário.
Luana, Golden Retriever, descontraindo o ambiente do asilo

Luana, Golden Retriever, descontraindo o ambiente do asilo

Tradução: Laís Aranha

1 Comments
  1. Date: setembro 3, 2010

    This is a good blog. Keep up all the work. I too love to blog. This is great everyone sharing opinions :)

Deixe uma resposta