2º dia de Curso Básico!

Posted by Gerenciador, With 0 Comments, Category: Cursos, INATAA, Terapia Assistida por Animais, Tags:, , , , , , , , ,
O dia amanheceu nublado para a segunda parte do curso Básico, mas o sol saiu a tempo do primeiro Coffee Break do dia. Tivemos, na primeira aula da manhã, a Diretora de Pesquisa e Projetos do INATAA, Dr. Michele Quevedo, falando sobre a Metodologia da Pesquisa Científica na TAA, bases para projetos de pesquisa e avaliações dos trabalhos realizados.
Presença dos cães terapeutas

2º dia com a presença dos cães terapeutas

Tivemos neste segundo dia a presença de alguns dos cães terapeutas do INATAA: Paraná, Aníbal, Namour e Freddy. Eles também estiveram conosco assistindo as aulas, tranquilamente.
Após o coffee break da manhã partimos para a esperada palestra de Equoterapia, com a presidente e fundadora da Associação Passo Firme, Andréa Lúcia Ferreira Rossettini. A apresentação foi muito interessante e nos mostrou informações básicas sobre as necessidades para um projeto de Equoterapia, seleção e treinamento de cavalos para Equoterapia, características e benefícios da terapia quando associada a diversos tratamentos de saúde.
Silvana Prado e Fátima Neves, do INATAA, com Andréa e sua assistente Luanda, da Associação Passo Firme

Silvana Prado e Fátima Neves, do INATAA, com Andréa e sua assistente Luanda (ambas de vermelho), da Associação Passo Firme

Sexta-feira santa, e os restaurantes ao redor do CEFAC estavam fechado, e por isso o almoço foi encomendado e feito no próprio CEFAC. Muito agradável, um almoço de Páscoa com escondidinho de bacalhau e lasanha de queijo!
Após o almoço tivemos a aula do professor Dr. César Augusto Dinola, Saúde Animal. Ele nos mostrou as principais doenças e parasitas que afetam cães, gatos e aves, e que devemos ficar atentos, principalmente quando se tratando de animais terapeutas. Divertida e informativa, todos aproveitaram muito a aula para fazer perguntas e tirar dúvidas. Interessante porque, se tratando alunos vindos de regiões diferentes do Brasil, cada um trouxe questões diferentes sobre essas doenças de acordo com o lugar onde residem.
Seguindo o assunto da área de saúde animal, a aula seguinte foi O Médico Veterinário na A/E/TAA, apresentada pela prof. Bettina Beissel, que também é voluntária do INATAA. Ela mostrou qual as principais responsabilidades do médico veterinário nos projetos de A/E/TAA, bem como as responsabilidades dos donos e condutores de cães terapeutas quanto a sua saúde e higiene. Muito importante para qualquer voluntário ou profissional trabalhando com animais terapeutas, para que não haja qualquer tipo de acidentes nem para o animal, nem para o paciente e todo o projeto não seja comprometido.
Silvana, Prof. César e Fátima

Silvana, Prof. César e Fátima

Foi claro neste segundo dia de curso a necessidade dos animais terapeutas estarem com a saúde e higiene impecáveis para que este tipo de trabalho seja possível e seja cada vez mais aceito na comunidade médica.
Como última atividade do dia tivemos uma dinâmica em grupos. Cada dupla de alunos teve que responder uma questão sobre algum dos assuntos abordados no curso até então. Depois as duplas foram sorteadas para dar suas respostas, e todos os alunos discutiam as questões.
Dinâmica de grupos, todos respondendo às questões

Dinâmica de grupos, todos respondendo às questões

 

Clique aqui para saber como foi o terceiro dia do Curso Básico de A/E/TAA

 

Deixe uma resposta