I Congresso Internacional de Ciência, Ética e Educação Integrada

Posted by Gerenciador, With 0 Comments, Category: Eventos, Notícias INATAA, Sem categoria, Tags:, , , , , , ,

2010 foi o ano da primeira edição do Congresso Internacional de Ciência, Ética e Educação Integrada, que aconteceu nos dias 28, 29 e 30 de Outubro em Natal-RN, e o INATAA teve a honra de ser convidado para participar. Foi a primeira experiência do Instituto em um congresso e também a primeira vez que o seu trabalho foi levado para fora de São Paulo.

Cerimônia de abertura do I Congresso Internacional CEEI

Cerimônia de abertura do I Congresso Internacional CEEI

A frase "mote" do congresso era "Vendo o que não se vê", e pudemos assistir alguma exposições interessantíssimas dentro desta temática. Eram palestras sobre conhecimentos e estudos que nos informavam sobre temas que trazem bem-estar e melhoria da qualidade de vida na sociedade, como por exemplo a psicossomatização das doenças, o estudo do estresse e técnicas de relaxamento, a ética e a moral no campo jurídico, o estudo das religiões, e até mesmo a capacidade dos animais trazerem o bem-estar e a cura, entre outros temas.

f

O congresso teve foco em trabalhos sociais com o apoio da comunidade acadêmica, e teve participação de palestrantes internacionais vindos de importantes instituições como a Universidade de Coimbra/ Portugal, Universidade de Bristol/ UK, Universidade de Modena e outras/ Itália, Universidades de Tübingen e Hannover/ Alemanha, Universidade du Québec à Montréal/ Canadá, Universidade de Bogotá/ Colombia e Universidades dos USA, entre outras.

f

A exposição de conhecimento deste congresso buscava a integração dele com da sociedade e todos os setores da ciência. Ela nos mostrou como o benefício dos animais, a capacidade da meditação nos trazer relaxamento ou os malefícios físicos trazidos pelo estresse, por exemplo,  também podem ser estudados e provados cientificamente, e que estes conhecimentos podem ser utilizados em conjunto para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Dra. Bernadette Serra em frente ao banner de divulgação de seu projeto de TAA em Natal

Dra. Bernadette Serra em frente ao banner de divulgação de seu projeto de TAA em Natal

O objetivo do congresso, segundo a própria organização era o de "informar e educar a comunidade acadêmica ou não, através de conhecimentos e esclarecimentos científicos e históricos, por intermédio de equipes multiprofissionais, integradas, com foco nas ações sociais, baseadas em princípios morais, éticos e espirituais, visando a formação integral do ser humano, capacitação e melhor qualidade de vida na comunidade".

Dentro desta temática o INATAA foi convidado pela Dra. Bernadette Serra, médica que desenvolve um trabalho de Terapia Assistida por Animais em hospitais em Natal, para desenvolver a Oficina de Terapia Assistida por Cães para crianças de 7 a 12 anos.

Fátima Neves (dir. TAA), Silvana Prado (Presidente) e Laís Aranha (dir. Marketing) levaram à Natal o trabalho e conhecimentos do INATAA, mostraram para a comunidade presente no congresso como é feito o trabalho de terapia com o uso dos animais e as possibilidades deste tipo de interação nas mais diversas áreas. A oficina aconteceu na manhã de sábado (29/10) e contou com a participação das crianças em 5 estações de atividades. Em cada uma das estações, um cão era o objeto principal da atividade:

1- Estação do passatempo: onde a criança devia desenhar e completar os passatempos com base na observação do cão

2- Estação da massagem: a criança devia massagear e verbalizar as partes do corpo do cão que estava tocando

3- Estação da escovação: a criança devia escovar os pêlos do cão, como faria com o próprio cabelo, estimulando o cuidado e higiene

4- Estação da bolinha: a criança devia jogar a bolinha para o cão, interagindo com ele e levando-o para passear e beber água entre os arremessos, estimulando também o cuidado

5- Estação médica: a criança deveria cuidar do cão como se ele fosse um paciente, auscultando o coração, enfaixando, dando injeção, examinando partes do corpo

Os cães que participaram da oficina eram todos participantes do projeto da Dra. Bernadette, trabalham nos hospitais em Natal, e foram ótimos. Eram 2 Beagles, 1 Labrador, 1 Samoyeda e 1 Poodle. Fizeram muito sucesso não só com as crianças, os pais, funcionários do hotel e participantes do Congresso, também queriam acariciar e tirar uma foto com os peludos.

Após a oficina a equipe pode tirar dúvidas e divulgar o trabalho de Terapia Assistida por Animais para os participantes do Congresso, que podiam assistir nosso vídeo institucional no telão. Foi uma ótima primeira experiência para o Instituto.

f

Agradecemos imensamente o convite da Dra. Bernadette e Dra Maria das Graças. Esperamos que este evento tenha continuidade nos próximos anos, pois reuniu exposições de trabalhos importantíssimos para o ser humano e a sociedade.

Parabéns a todos os participantes!

Site oficial do Congresso: www.congressinterceei.com

Veja algumas fotos da Oficina de Terapia Assistida por Cães:

Estação passatempo, com a Beagle Pandora

Estação passatempo, com a Beagle Pandora

Estação da bolinha com o Labrador Pipo

Estação da bolinha com o Labrador Pipo

Estação da massagem com o Samoyeda Kim

Estação da massagem com o Samoyeda Kim

Estação do médico com o Beagle Zeus

Estação médica com o Beagle Zeus

Estação de escovação, com o poodle Boom

Estação de escovação, com o poodle Boom

Dra. Bernadette com a equipe do INATAA no final do Congresso

Dra. Bernadette com a equipe do INATAA no final do Congresso

Deixe uma resposta