Atividade Assistida por Animais

As Atividade Assistida por Animais, ou AAAs, visam a distração e recreação por meio do contato dos assistidos com os animais, melhorando sua qualidade de vida e saúde,  propiciando relacionamentos, entretenimento e oportunidades de motivação.

As visitas têm duração de mais ou menos uma hora, período que permite a interação com todo o grupo e não causa estresse ou cansaço excessivo aos cães.

É fácil perceber a alegria dos assistidos ao receberem a visita dos cães e voluntários. Muitos deles se sentem sozinhos e deprimidos e com a conversa, carinho e atenção dada pelos voluntários, logo o sentimento é de maior motivação e atenção. Além disso, o esforço feito – mesmo pelos mais debilitados – para acariciar e brincar com os cães melhora sua condição física e motora.

A AAA tem como objetivo ser uma interação lúdica e livre, os voluntários conversam com os assistidos e esta interação também é muito benéfica. Os cães são afagados e o seu principal papel neste tipo de atividade é exatamente este, ganhar muito carinho, ficar no colo ou ao lado do assistido e realizar alguns truques simples.

 

Instituições atendidas e horários das visitas:

Sociedade Beneficente “A Mão Branca” de Amparo aos Idosos

Quinzenalmente aos domingos das 9h30 às 10h30 (www.amaobranca.org.br)

 

Assistência Vicentina de Vila Mascote - Lar Pe. Vicente Melillo

Quinzenalmente aos domingos das 9h30 às 10h30 (www.assistenciadevilamascote.org)

 

Lar Sant'Ana - Residencial para terceira idade

Mensalmente aos domingos das 9h30 às 10h30 (www.larsantana.com.br)