Quem somos

O Instituto Nacional de Ações e Terapia Assistida por Animais – INATAA é uma organização não governamental fundada em 2008 com o objetivo de proporcionar a idosos e crianças doentes melhoria na saúde física, emocional e mental por meio dos benefícios terapêuticos da relação homem-animal.

A história do INATAA começa no ano 2000, com a antiga ONG Organização Brasileira de Interação Homem-Animal Cão Coração – OBIHACC, que trabalhou durante oito anos com projetos das áreas de Terapia e Atividades Assistidas por Animais em asilos e hospitais. Seu projeto mais conhecido foi o “Cão do Idoso”. Foi depois que a OBIHACC encerrou suas atividades que alguns profissionais e voluntários envolvidos decidiram fundar o INATAA.

O Instituto é um expoente na realização de atividades e terapias com cães. Profissionais de diversas áreas e voluntários – com ou sem cão – trabalham na administração, na formação e no atendimento terapêutico.

Centenas de pessoas, entre idosos, adultos, adolescentes e crianças, e seus familiares, já se beneficiaram de ações desenvolvidas pelo INATAA em asilos, abrigos, casas de passagem, empresas e hospitais.

Os cães que chegam ao INATAA passam por rigoroso processo de seleção, feito por veterinários, psicólogos e especialistas em comportamento animal. Apenas os que aprovados do processo seletivo poderão trabalhar como cães coterapeutas. Os selecionados recebem cuidados especiais, visando a manter sua saúde e seu bem-estar, sempre respeitando os limites e as necessidades de cada um. Os tutores dos cães também recebem formação especial que os adaptam para frequentar ambientes hospitalares e lidar com pacientes que, muitas vezes, estão em estado de fragilidade física e emocional.  Os trabalhos realizados pelos cães são acompanhados por adestradores e profissionais das áreas de saúde.

O INATAA é referência em Intervenções assistidas por animais. Por isso busca constantemente o aperfeiçoamento das suas ações por meio de desenvolvimento e aplicação de novos métodos e técnicas. Incentiva o voluntariado e contribui com estudos e pesquisas relacionados aos benefícios do contato entre humanos e animais.