Hoje, dia 14 de março é intitulado o Dia Nacional dos Animais. 

Essa data é muito importante, pois tem como finalidade conscientizar as pessoas acerca dos cuidados que devem ser dados aos animais, sejam eles domésticos ou selvagens; respeitando a natureza de cada espécie. 

É fato que os Pets ganharam um lugarzinho especial no coração e na casa dos brasileiros, eles são membros da família, segundo o IBGE (2018) o Brasil era o segundo país com a maior quantidade de animais de estimação. Na época eram mais de 139 milhões de animais domésticos, sendo pouco mais de 54 milhões de cães, quase 40 milhões de aves, quase 24 milhões de gatos, pouco mais de 19 milhões de peixes e cerca de 2 milhões de outras espécies. 

Por outro lado, existem diversos animais em situação de rua e vítimas de maus tratos, o que nos faz pensar acerca da importância em discutir, ensinar e praticar a posse responsável de animais. O conceito de posse responsável implica o conhecimento e a construção de ações conscientes na aquisição/ tutoria de um animal de estimação, de forma que seja possível garantir seu bem-estar de forma satisfatória.

Em 2012, o Sistema Único de Saúde e o Ministério da Saúde criaram o “Gibi da Saúde” que apresentou de forma lúdica, os principais pontos de promoção de saúde e bem-estar aos animais domésticos como alimentação, visitas ao veterinário, uso de medicamentos, vacinas, compreensões básicas sobre zoonoses e curiosidades de animais selvagens.

O INATAA trabalha em alinhamento com as diretrizes de bem estar humano e animal de acordo com o White Paper da International Association of Human-Animal Interaction Organization (IAHAIO) embasados nos conceitos de One Health e One Welfare que compreende que a saúde dos seres humanos está relacionada com a saúde dos animais e do próprio meio ambiente, uma vez que o bem estar humano, animal e ambiental estão em profunda relação (Leia mais na página 07 do White Paper).