18 de Abril é comemorado o “Dia Nacional do Livro Infantil” em homenagem ao escritor Monteiro Lobato (1882 – 1948), um dos grandes nomes da literatura infantil nacional.

Uma literatura que se dedica à infância auxilia na promoção e expansão do vocabulário, leitura e escrita, além de mediar e facilitar o aprendizado de conceitos de maior complexidade e abstração. A literatura infantil também pode fornecer vias de comunicação com as crianças e expressão de sentimentos e vivências, sendo fundamental para o desenvolvimento destas.

Pensando nisso, separamos, quer dizer, o nosso cão coterapeuta Boris separou alguns livros infantis que podem auxiliar desde a construção de atividades e dinâmicas, mas como forma de interação e entretenimento para as crianças.

Livro: Nanquim – Memórias de um cachorro da Pet Terapia

Autora: Helena Gomes

Editora: Paulinas

 

 

 

 

Descrição: Nanquim é um cachorro escritor que, convencido de sua beleza e charme, decidiu contar sua história. Ele foi o escolhido – de uma ninhada de sete filhotes -, pelo Doutor, para morar em uma casa grande e silenciosa, cheia de corredores e alas, onde tudo era branco, e também moravam duas coelhas.

Tinha a função de visitar as pessoas que iam e vinham. Em uma dessas visitas, ele conheceu Maia que, diferente das outras crianças, não correspondia às suas gracinhas. As coelhas lhe contaram que a menina sofria de uma doença grave e corria o risco de morrer. O cão ficou abalado, fugiu da casa para conhecer “o mundo colorido”, pois, até então, no seu mundo só havia o branco e o cinza.

Na rua, Nanquim conheceu Gengibre – outro cachorro – que lhe explicou o significado de seu trabalho: Nanquim morava em um hospital que tratava de pessoas com câncer e não era a sua beleza e charme que conquistavam as pessoas, mas o carinho e atenção que dedicava aos doentes.

Texto construído com vários recursos de tipografia e ilustrado com imagens em movimentos que se apropriam das cores para narrar em “duas vozes” a história, cujo conteúdo tem uma proposta inovadora e se abre como alternativa para aqueles que buscam a cura.
Nanquim existe! Ele faz parte da equipe de um hospital de Santos (SP) que trabalha com a pet terapia.

Livro: “Quem soltou o PUM?”

Autora: Blandina Franco

Editora: Companhia das Letras

 

 

 

 

Descrição: Um pum pode ser problemático na vida de uma pessoa. Quando ele é um cachorro, então, aí é que ninguém segura. Vira e mexe o Pum escapa, faz barulho e atrapalha os adultos! Um livro divertido e inusitado, de arrancar várias risadas tanto dos filhos quanto dos pais. A história é simples, mas a sacada é das boas: imagine um cachorrinho de estimação que se chama Pum! Daí dá para tirar diversos trocadilhos, criando frases e situações realmente hilárias. É um tal de não conseguir segurar o Pum, que é barulhento e atrapalha os adultos, que dizem que o Pum molhado, em dia de chuva, fica mais fedido ainda, o que faz o menino passar muita vergonha. Pobre Pum. E pobre dono do Pum! Mas não tem jeito, com o Pum é assim mesmo: simplesmente ninguém consegue evitar que ele escape e cause certos inconvenientes.

Livro: “Amigo Bicho”

Autora: Flávia Côrtes

Editora: Fundação Dorina Nowill para Cegos

 

 

 

 

Descrição: Livro produzido para crianças com deficiência visual em tinta/braille com ilustrações em relevo e fonte ampliada. João quer um amigo bicho para brincar. Cada bicho que ele escolhe brinca de uma forma diferente. Ele quer ficar com todos, mas não pode. Com a ajuda do avô João encontra uma solução para o seu impasse.

Caso você também tenha uma sugestão de leitura infantil, compartilhe conosco! Faça um story com o seu livro favorito e nos marque, adoraremos compartilhar e conhecer novas obras! Até a próxima!