Quando procuramos no Google a palavra ‘família’ recebemos muitos significados, sendo os primeiros: grupo de pessoas vivendo sob o mesmo teto (especialmente pai, mãe e filhos); e grupo de pessoas com ancestralidade em comum. Mas será que Família se resume a estas definições?

Muitas pesquisas em psicologia, em especial as que tangem a temática do apego (Mendes, 2021), vão dizer que enquanto mamíferos e seres sociais precisamos que nossas necessidades básicas de sobrevivência sejam atendidas para crescermos. Talvez não tão surpreendentemente, precisamos da sensação de segurança e contato físico para modelarmos nossas interações com o nosso ambiente. É aí que a Família entra como a primeira unidade social que teremos para nos organizarmos, balanceando afeto, reconhecimento e estabilidade.

Pode ser ingênuo pensar que a Família perfeita existe até porque às vezes algo que não funcionou bem em nossa família de origem nos faz querer buscar a construção de uma organização diferente nas nossas vidas. A Família então não é só feita de laços biológicos, mas também e principalmente de laços afetivos. Nesta configuração podemos adotar a Família que nos faz sentido e nos faz sentir. Nela, podemos pensar que seres de espécies diferentes também podem estar presentes e atuantes na construção de um espaço de conforto e confiança.

Um estudo britânico do final de 2020, nos mostra que a conexão humano-animal pareceu aliviar a sensação de solidão dos seus quase seis mil respondentes durante a epidemia de Covid-19 (Ratschen et al, 2020). Ficar mais em casa também nos faz prestar mais atenção e cuidar mais de quem está perto da gente, tanto humanos quanto animais de estimação. Esta troca que às vezes é conturbada, mas que também é muito gostosa acaba dando a cara de Família que gostamos tanto. Feliz Dia Internacional da Família da nossa para a sua!

Referências:

Mendes, M.A. (2021). A Clínica do Apego: Fundamentos para uma Psicoterapia Afetiva, Relacional e Experiencial. Novo Hamburgo: Sinopsys.

Ratschen E, Shoesmith E, Shahab L, Silva K, Kale D, Toner P, et al. (2020) Human-animal relationships and interactions during the Covid-19 lockdown phase in the UK: Investigating links with mental health and loneliness. PLoS ONE 15(9). Disponível em: https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0239397. Acesso em 12/05/2021.