O Calendário dos Cães Coterapeutas do INATAA 2022, trouxe uma mensagem importante: em cada mês do ano, destacamos cores de campanhas de saúde, a fim de promover maior conscientização e divulgação de ações importantes relacionadas à cada tema.

Neste mês, destacamos o Fevereiro Laranja, que desde 2019, é marcado pela proposta de conscientizar as pessoas sobre a leucemia e a importância da doação de medula óssea. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (InCA) entre 2020 e 2022 a estimativa de casos novos de leucemia ultrapassariam os 10 mil. Neste sentido, é importante campanhas que possam alertas sobre possíveis sinais e sintomas, realização de exames e doação de medula óssea.

Acerca da Leucemia, sabe-se que trata-se de um tipo de câncer  que ” causa o crescimento acelerado e anormal nas células do sangue, responsáveis pela defesa do organismo, os leucócitos. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado aumentam as chances de cura, e, com isso, os especialistas alertam para sintomas como anemia, cansaço e fadiga, queda de imunidade, baixa na contagem de plaquetas, infecção, febre, hematomas e sangramentos espontâneos” (BRASIL, 2021)

Acerca da doação de medula óssea, desde 2018, foi criado em São Paulo, o Sistema Paulista de Cadastro e Doação de Medula Óssea para favorecer a doação em São Paulo, contudo, o REDOME (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea) também orienta voluntários por todo o Brasil. Saiba mais clicando aqui.