Hoje dia 13 de Outubro é comemorado o Dia do Fisioterapeuta, e nesta dat,a enfatizaremos ainda mais a importância deste profissional para a sociedade como um todo. Defina-se a fisioterapia como a ciência que busca preservar, manter, desenvolver ou restaurar a saúde física de um indivíduo. Ela pode ser dividida em Fisioterapia Esportiva, em Acupuntura, do Trabalho, Neurofuncional, Aquática, Cardiovascular e demais áreas.

Conversamos com a Fisioterapeuta Glaudinéa Yamashiro,  formada há 25 anos e sua área de especialização é Fisioterapia de Acupuntura, Ortopedista e Traumatologia, além do mestrado em Ciências da Saúde. Claudinéa é responsável pelos atendimentos em  Fisioterapia Assistida por Cães do INATAA.

Durantea conversa, a fisioterapeuta apresenta que no decorrer dos anos, a Fisioterapia Assistida por Cães vem ganhando espaço no Brasil. Esta especialidade o cão atua como coterapeuta, sendo associada à terapia convencional, também realizada por um profissional da área da saúde, com a parceria de profissionais da medicina veterinária e especialistas em comportamento animal, dado a relação multiespécie presente nestes atendimentos.  “O animal também teu seu limite. É complicado que ele aguente horas com uma única pessoa, então, foi elaborado protocolos para que ele (cão) possa atuar  em grupo, ao invés de uma só pessoa.” Disse a fisioterapeuta.

Acerca da atuação do Instituto, comenta que o INATAA realiza este tipo de trabalho desde 2003, “Sou voluntária desde o início e barreiras foram quebradas. Este projeto começou em 2003, então foi um desafio bom”, afirmou Glaudinéa.

Alguns estudos em desenvolvimento mostram que o simples contato com o animal já é suficiente para promover o bem-estar. O benefício deste tipo de terapia é observado desde o primeiro contato como a mudança de humor e a diminuição da ansiedade, principalmente para os idosos. “A resistência é bem visível vinda do paciente, principalmente o idoso então o animal já neste primeiro contato, já quebra essa resistência”, afirmou a fisioterapeuta. Por meio deste estudo conclui-se que este tipo de fisioterapia demonstrou ter grande influência na cognição dos pacientes.

Claudinéa Yamashiro é graduada em Fisioterapia pela Universidade Cidade de São Paulo (1995), especialista em Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica pela Universidade Cidade de São Paulo, especialista em Acupuntura pelo Instituto Brasileiro de Acupuntura e Homeopatia (IBRAHO), mestre em Ensino em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é docente do Instituto Brasileiro de Acupuntura e Homeopatia (IBRAHO). Fisioterapeuta responsável pela criação e desenvolvimento da fisioterapia assistida por cães no Brasil.Fisioterapeuta responsável pela Fisioterapia Assistida por Cães do INATAA. Docente e coordenadora pedagógica do Instituto SeneS de Fisioterapia e Acupuntura. Docente da Aparattus Cursos Jurídicos onde ministra aula e orientações sobre melhora da qualidade do sono, formas de administrar tensão e de melhorar foco, concentração, diminuir ansiedade e conquistar melhor desempenho em concursos públicos. Fisioterapeuta docente responsável pela implantação e supervisão dos serviços de acupuntura, orientação fisioterapêutica, fisioterapia reumatológica, fisioterapia geriátrica (Lar dos Idosos Vivência Feliz), fisioterapia traumatológica pré e pós operatório (Hospital Geral do Grajaú Prof Liberato John Alphonse Di Dio) e fisioterapia motora (Hospital Geral do Grajaú Prof Liberato John Alphonse Di Dio) da Universidade de Santo Amaro (UNISA), de 2000 a 2007.Docente responsável pelas disciplinas de Fisioterapia Aplicada a Ortopedia e Traumatologia, Fisioterapia Aplicada a Geriatria e Gerontologia, Fisioterapia Aplicada a Reumatologia e pelos Cursos de Acupuntura Auricular e Auriculoterapia da faculdade de fisioterapia da Universidade de Santo Amaro (UNISA) , de 2000 a 2008.