Hoje, dia 27 de agosto, é celebrado no Brasil o dia do psicólogo. Isso porque há exatos 59 anos foi sancionada a lei que dispunha das atribuições da profissão. E, em todo este tempo, é difícil imaginar um momento em que ela esteve mais em evidência do que agora durante a pandemia de COVID no qual a saúde emocional se mostrou essencial.

O psicólogo pode estar presente nas mais diversas linhas de atuação, desde dentro de empresas e hospitais até clubes desportivos, instituições de acolhimento, escolas, consultórios e, agora mais que antes, na casa dos pacientes. Psicólogos são doutores das emoções (Caminha e Caminha, 2011) e como tal estão habilitados a nos ajudar a navegar por momentos difíceis nas nossas vidas.

Aqui no INATAA temos a sorte e a alegria de contar com profissionais de psicologia espetaculares e poder aliar todo este conhecimento em um trabalho multidisciplinar desde 2008. 

O profissional de psicologia tem extrema importância enquanto profissional técnico, na condução de sessões de Terapia Assistida por Animais, mas também, na supervisão e acompanhamento de visitas em IAA e EAA, bem como aulas e palestras sobre a temática, além da criação de conteúdos, manejo e seleção de voluntários Nossa gratidão e admiração por todos as psicólogas que compõem nossa equipe nos setores de presidência, coordenação e voluntariado!

Esse é nosso humilde e afetuoso agradecimento por trazerem seu aporte científico e sensível em prol da promoção da saúde mental e emocional dos nossos voluntários e usuários através da interação humano-animal. 

Referências:

Caminha, R.M.; Caminha, M.G.. (2011). Baralho das Emoções – Acessando a Criança no Trabalho Clínico. Novo Hamburgo: Sinopsys.