O Dia Internacional da Mulher nos convida a colocar em perspectiva a reflexão do lugar que elas ocupam na sociedade, família e academia. Ao longo da história, observamos as conquistas e o reconhecimento de sua importância na luta por um mundo onde a igualdade de direitos e a dignidade se fazem da maior necessidade. 

Dada a relevância desta data, o INATAA se propõe a realizar uma pequena homenagem às mulheres que fizeram e fazem parte na construção e continuidade das Intervenções Assistidas por Animais (IAA) aqui no Brasil.

Começamos pela médica psiquiatra Nise da Silveira (1905 – 1999) que, no Rio de Janeiro dos anos 1960, introduziu cães e gatos na reabilitação de pacientes esquizofrênicos internados no setor de Terapia Ocupacional do Centro Psiquiátrico Pedro II. 

Ela teve um resultado tão positivo que não apenas viu os pacientes se tornarem mais integrados, organizados emocionalmente e dispostos aos tratamento, como também elaborou sobre o tema do ‘afeto catalizado’. Para ela, os animais têm qualidades que os fazem facilitadores do contato dos pacientes com o mundo externo, sobretudo, pela presença e referência estável dos animais para os pacientes. (Leal & Natalie, 2007). 

Já em São Paulo, nos anos 1980, a médica veterinária Hannelore Fuchs se tornou doutora em psicologia com a tese ‘O animal em casa: um estudo no sentido de des-velar o significado psicológico do animal de estimação’ (Fuchs, 1988). Neste trabalho, Fuchs investigou sobre a relação entre animais de estimação e seus tutores e construiu a compreensão de que “a presença de um animal de estimação pode trazer benefícios psico-sociais ao dono, derivados não do animal no sentido biológico, mas de um animal imaginário e que desempenha funções e papel de acordo com as necessidades de cada ser.” É também Fuchs uma das pioneiras da IAA no país por seu programa Pet Smile , com visitas a crianças hospitalizadas. 

Embalado por esses exemplos e amparado por mulheres que também acreditam nas IAA como promotoras de qualidade de vida, dignidade e direitos tanto de humanos como dos animais, o INATAA  desde a sua fundação contou e conta com mulheres que favorecem a promoção dos efeitos das IAAs para quem mais precisa. Por isso, nada mais justo do que no dia de hoje celebrar a todas que confiam em nossos serviços, com destaque às nossas voluntárias e prestadoras de serviços que fazem o INATAA florescer! Recebam nosso MUITO OBRIGADA e vamos juntas na co-construção da Terapia do Amor Incondicional. 

Referências:

Fuchs, H. (1988). O animal em casa: um estudo no sentido de des-velar o significado psicológico do animal de estimação. Tese de Doutorado, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo. doi:10.11606/T.47.2018.tde-27042018-151119. Recuperado em 2021-02-07, de www.teses.usp.br

Leal, G. , & Natalie, K. (2007, Fevereiro) Animais terapeutas. Mente e cérebro, São Paulo, SP, v.169, p. 40-47. Recuperado em 2021-02-07, de http://www.psiquiatriageral.com.br/terapia/animais_terapeutas.htm