Na última semana, no dia 20 de Junho, ocorreu o Dia Mundial do Refugiado, data para dar visibilidade a importância da inclusão, respeito à diversidade e acolhimentos ao refugiados pelo mundo. A ACNUR (Agência da ONU para Refugiados) é responsável pela data e organiza diversos eventos para marcar o dia.

No site oficial da ACNUR no Brasil, existem diversas atividades que estão em realização em diversas regiões brasileiras, além de um material que será lançado em breve como forma de apoio aos direitos dos refugiados, intulado #ComOsRefugiados.

O INATAA em 2016 apresentou uma parceria junto à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDS) na realização do projeto ‘Melhor Amigo do Refugiado’, que teve como objetivo promover o bem-estar físico e emocional dos refugiados recém-chegados ao país através da Intervenção Assistida por Animais (IAA). A parceria de tanto sucesso, recebeu destaque em diversos veículos na época como no Site Oficial do Estado de São Paulo, Catraca Livre, Revista Exame, G1, entre outros.

O filme “Bem-vindo Ibrahim” (assista a versão em português e inglês) apresenta uma mensagem de combate à intolerância e preconceito com o refugiado, para que assim como os cães, estes sejam tratados com respeito, amor e dignidade.