É com grande alegria que informamos que o Instituto Nacional de Ações e Terapias Assistidas por Animais (INATAA) conquistou o selo de Boas Práticas em Gestão e Transparência pela Phomenta, certificadora membro do Comitê Internacional de Monitoramento de ONGs (ICFO).

No processo para obter a certificação, o INATAA passou por avaliações que seguem os princípios éticos do comitê internacional. Nelas, foram analisadas seis áreas da instituição: Jurídico, Governança, Financeiro, Potencial de Impacto, Transparência e Comunicação.

Para a presidente da ONG, Cristiane Blanco, a recente conquista demonstra que a instituição está trilhando bons caminhos.

Obter o selo de gestão e transparência nos mostra que estamos no caminho certo e é a oportunidade de mostrar para nossos parceiros, doadores, apoiadores e voluntários que estamos trabalhando em consonância com nossos valores. Mostra também que o INATAA realiza um trabalho de grande impacto social e, acima de tudo, que é feito com amor e seriedade”, afirmou a dirigente, que completou sobre a relevância do instituto para a sociedade:

“O INATAA é referência em Intervenções Assistidas por Animais. Por isso, busca constantemente o aperfeiçoamento das suas ações por meio de desenvolvimento e aplicação de novos métodos e técnicas. Além disso, incentiva o voluntariado e contribui com estudos e pesquisas relacionados aos benefícios do contato entre humanos e animais”.

Fernanda Garcia, gestora do voluntariado do instituto, ressaltou que a certificação ajudou a identificar setores do INATAA em que precisavam de melhorias e apontou progressos feitos dentre a área de voluntários.

O processo de certificação auxiliou na identificação de melhorias importantes para o funcionamento do instituto, sobretudo durante o período de pandemia em que estamos nos adaptando na produção de conteúdos e em práticas educativas. Um dos pontos de maior destaque para o meu setor foi a criação da equipe de comunicação, composta exclusivamente por voluntários. Estamos profissionalizando nossa comunicação interna e externa”, indicou Fernanda.

Apesar da obtenção do selo e do reconhecimento que a instituição está recebendo, Cristiane acredita que ainda há muito trabalho a ser feito e comentou sobre os desafios da ONG.

“Desde a sua fundação, o INATAA vem enfrentando grandes desafios para manutenção de suas atividades e desenvolvimento de técnicas e modelos de gerenciamento, que lhes sejam próprias e adequadas aos trabalhos que desenvolvem. O nosso desafio é conseguir captar recursos para que possamos profissionalizar ainda mais o Instituto, manter a qualidade do nosso trabalho e melhorar nossos processos”, disse a presidente.

O relatório final da avaliação feita pela Phomenta está disponível no site oficial da certificadora. Confira o documento clicando aqui.