O Janeiro Branco é uma campanha de conscientização sobre a saúde mental com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância do cuidado com a saúde mental, que é tão importante quanto a saúde física.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil ocupa as primeiras posições no ranking mundial de casos de depressão e ansiedade. Esses transtornos são responsáveis por um grande impacto na qualidade de vida das pessoas, podendo levar a prejuízos físicos, emocionais e sociais.

A intervenção assistida por animais (IAA) é uma abordagem terapêutica que utiliza animais, geralmente cães, para promover a saúde e o bem-estar de pessoas de todas as idades. A IAA tem sido cada vez mais utilizada para tratar problemas de saúde mental, com resultados promissores.

Benefícios da IAA para a saúde mental

Estudos científicos mostram que a IAA pode trazer uma série de benefícios para a saúde mental, incluindo:

  • Redução da ansiedade e do estresse: a presença do animal proporciona conforto e segurança, ajudando a diminuir a sensação de vulnerabilidade e de ameaça.
  • Melhora do humor e do bem-estar geral: a interação com o animal promove emoções positivas, como alegria, amor e gratidão.
  • Aumento da autoestima e da confiança: cuidar do animal proporciona senso de responsabilidade e propósito, o que pode ajudar a melhorar a autoestima e a confiança.
  • Redução da solidão e do isolamento social: o animal promove interação com outras pessoas e cria um ambiente social.
  • Melhora da comunicação e das habilidades sociais: a interação com o animal estimula a expressão de sentimentos e a escuta ativa.
  • Redução da agressividade e dos comportamentos desafiadores: a presença do animal tem efeito calmante e facilita a regulação emocional.

IAA no Janeiro Branco

A IAA pode ser uma aliada importante na promoção da saúde mental, especialmente no contexto do Janeiro Branco. A interação com os animais pode ajudar as pessoas a lidar com os desafios da vida cotidiana e a melhorar a sua qualidade de vida.

No Brasil, existem diversas instituições que oferecem programas de IAA para pessoas com problemas de saúde mental. Até o ano de 2023, o INATAA em parceria com Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq HCFMUSP) desenvolveu um trabalho junto à crianças vítimas de violência sexual. 

Confira um pouco sobre esse trabalho na reportagem do programa Bem Estar da Rede Globo.