Ação com o Instituto INATAA envolveu 19 adolescentes, que aprenderam sobre profissão e interagiram com três cães
Adolescentes em medida na Fundação CASA Osasco I, na cidade da Região Metropolitana de São Paulo, participaram no último sábado de uma ação muito especial, promovida pelo Instituto INAATA, o Instituto Nacional de Apoio à Terapia Assistida por Animais: um workshop de cão terapia voltado aos adolescentes atendidos pela unidade. A Fundação CASA é uma entidade vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania.
A atividade contou com a participação de 19 jovens e durou quase duas horas. O Instituto tem como missão promover a inclusão social, a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento emocional por meio da terapia assistida por animais. Suas ações incluem projetos de cão terapia, capacitação de profissionais e conscientização sobre a importância do respeito aos animais.
A ação começou em uma das salas de aula do centro de atendimento, onde os profissionais do INAATA apresentaram o trabalho desenvolvido pelo instituto, explicando em quais locais atuam e destacando a importância da terapia assistida por cães. Durante essa introdução, os adolescentes também conheceram mais sobre as profissões relacionadas ao cuidado dos animais, como passeador e adestrador de cães.

Jovens aprenderam comandos de adestramento
Logo depois, veio um dos momentos mais significativos: a interação com os cachorros. Dois golden retrievers, chamados Google Júnior, um macho, e Candy, uma fêmea, e um simpático vira-lata, chamado Pequeno Ninja, interagiram e ajudaram nas lições aprendidas pelos adolescentes.
Na quadra do centro, os jovens foram divididos em três grupos para um contato mais próximo com os cães. Além de acariciá-los e oferecer petiscos, os adolescentes aprenderam comandos básicos como “sentar”, “deitar” e “dar a pata”. Durante essa interação, os profissionais do Instituto reforçaram a importância do respeito e dos cuidados para com os animais.
“A energia dos jovens foi contagiante, que participaram ativamente de todas as atividades propostas, demonstrando entusiasmo e curiosidade”, avalia a coordenadora pedagógica da Fundação CASA Osasco I, Eva Cristina dos Santos.
Para a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, a ação reforça o compromisso institucional em promover atividades socioeducativas que favoreçam o desenvolvimento integral dos adolescentes, incentivando o cuidado, o respeito e a interação com o meio ambiente e os animais. “São valores que buscamos promover para que os jovens ajudem a construir uma sociedade mais justa e segura quando terminarem a medida socioeducativa”, conclui a presidente.