O Instituto Nacional de Ações e Terapias Assistida por Animais (INATAA) promoveu, no início de junho, o Módulo 3 do Curso Básico IAA 2020/2021. O evento, que aconteceu entre os dias 3 e 6 de junho e com aulas online, foi o último da temporada de cursos sobre a Intervenção Assistida por Animais, e contou com a participação de professores renomados na área e 44 horas de aulas.

O primeiro dia de curso começou com as professoras Cristiane Blanco e Laís Milani, que falaram sobre o Inataa e as bases da psicologia para a A/E/TAA (Atividade, Educação Terapia Assistida por Animais) e seus benefícios. A data foi encerrada com com o Dr. César Dinola – ministrou sobre o controle da saúde dos animais.

Na manhã do segundo dia, Andrea Lorenzon Petenucci discursou sobre a educação assistida por animais e Sabrina Baroni, sobre os benefícios fisiológicos da interação entre ser humano e animal. O dia ainda contou as aulas de: Eliane Cristina Baatsch, sobre equoterapia; Maria Del Rocio Nadal, papel do médico veterinário na A/E/TAA; Fernando Hosomi, legislação e responsabilidade na guarda, transporte e utilização de animais; e, por fim, Lais e Cristiane explicaram sobre como estruturar uma sessão de TAA.

O terceiro e penúltimo encontro foi marcado pela continuação da aula de Lais e Cristiane sobre a estruturação de uma sessão de TAA, além das palestras de Gustavo Bauer, acerca da utilização de animais não convencionais na A/E/TAA, e de Sara Favinha, sobre as bases do comportamento e perfil do cão terapeuta.

Encerrando o módulo, Lais e Cristiane trouxeram os temas: bem-estar e estresse de cães coterapeutas, atividades práticas sobre a A/E/TAA e estrutura de um projeto na prática. Por fim, as professoras promoveram uma discussão sobre todo o conteúdo do curso com as dúvidas dos alunos e, logo após, fizeram o encerramento das atividades.

Cristiane Blanco, professora e presidente do Inataa, comentou sobre a receptividade dos alunos com o conteúdo ofertado no decorrer do curso.

“Este ano, em função da pandemia, o curso foi realizado na modalidade online. Os alunos foram muito compreensivos com as mudanças e, apesar da distância física, nos receberam com muito carinho. Tivemos alunos de norte a sul do país e todos contribuíram com suas experiências”, afirmou a dirigente, que completou fazendo um balanço sobre os quatro dias:

“Foram dias muito intensos, de muito conteúdo e trocas. Nos emocionamos, choramos, rimos e nos conectamos por um único objetivo: levar a Terapia do Amor incondicional a quem mais precisa.”

É o que também acredita a aluna Nicole Shimabukuro, que fez questão de agradecer a oportunidade de participar das aulas sobre Terapia Assistida por Animais:

“Foram quatro dias intensos que, com certeza, deixaram muitos aprendizados e reflexões. É claro que eu preferiria o presencial, mas o online foi incrível também, o Inataa teve muito cuidado na adaptação. O valor da conexão, da empatia, do afeto aparece no jeito como tudo foi organizado. Agradeço a oportunidade”, elogiou.

Outro participante que também fez questão de elogiar o curso foi Carlos Alexandre de Souza. Ele agradeceu todo o conhecimento compartilhado durante as aulas e enalteceu o INATAA:

“Muito obrigado pelos quatro dias maravilhosos de aprendizados, relatos, conversas e muito conhecimento. Parabéns, principalmente, pelo profissionalismo, dedicação e cuidados com os cães, profissionais e assistidos. O Inataa é a referência que é graças aos profissionais que pensam na evolução e melhoria constante do instituto. Parabéns!”, exaltou Carlos.

O próximo evento organizado pelo INATAA vai ser a 6ª Palestra do Ciclo de Palestras – “Fisioterapia Assistida por Cães”, que acontecerá no dia 18/07/2021 (domingo) às 10h, e será ministrada pela fisioterapeuta Claudinéia Guedes Yamashiro. As inscrições são gratuitas.