Aprender é essencial para a nossa existência. Assim como a comida nutre nossos corpos, a informação e o aprendizado contínuo nutrem nossas mentes. A aprendizagem ao longo da vida é uma ferramenta indispensável para todas as carreiras e organizações. Hoje, por exemplo, o aprendizado contínuo é uma parte necessária para adquirir habilidades de pensamento crítico e descobrir novas formas de se relacionar com pessoas de diferentes culturas. Viver uma vida sem aprendizado contínuo é impensável.

A aprendizagem contínua e a sua persistência na aquisição de conhecimentos e competências para expandir seu conjunto de habilidades e desenvolver oportunidades futuras são auto motivadores. Além de ser importante para seu desenvolvimento pessoal e profissional para que você possa atingir todo o seu potencial, evitando se estagnar.

Embora se manter atualizado seja o benefício mais óbvio do aprendizado contínuo, ele também impacta positivamente na nossa habilidade de criar novas soluções, na nossa confiança, e na possibilidade de mudarmos de perspectiva e reformularmos conforme novas informações chegam. Hoje podemos dizer que o conhecimento está um pouco mais democrático e ao alcance de muitos.

Quem não faz uso desta oportunidade permanecerão onde estão. Qual foi a última vez em que você
se atualizou sobre comportamento canino?

 

Texto: Luíza Dutra
Fonte: André, M. E. (2009). A produção acadêmica sobre formação de professores: um estudo
comparativo das dissertações e teses defendidas nos anos 1990 e 2000. Formação Docente–Revista
Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, 1(1), 41-56.