Em 1994, em Colorado, nos Estados Unidos, um adolecescente de 17 anos chamado Mike Emme trabalhou incessantemente até restaurar completamente seu velho Chevrolet Mustang e pintá-lo de amarelo. Com isso e sua personalidade entusiasmada, ele ficou conhecido como Mustang Mike. Inesperadamente, em setembro daquele, ele é encontrado morto dentro de seu carro após tirar a própria vida.
O choque da morte de Mike faz com que seus pais e amigos distribuam fitas amarelas presas a cartões com a mensagem ‘se precisar, peça ajuda’ em seu funeral. Isto foi o início da maior campanha de prevenção de suícidio dos Estados Unidos até aquela data. Em 2003, a Organização Mundial de Saúde declara que todo dia 10 de setembro passará a ser o dia mundial da prevenção do suicídio e terá a fita amarela, tal qual o mustang de Mike, como símbolo.
Aqui no Brasil, o mês de prevenção ao suícidio é observado desde 2014 e a campanha Setembro Amarelo desde 2015. Como uma ONG de promoção à qualidade de vida pela interação humano animal, o INATAA não poderia deixar de lembrar que viver vale a pena. E que com a ajuda podemos construir uma vida que vale a pena ser vivida.
Já sabemos através de vários estudos que o contato com animais pode ajudar a regular nossa fisiologia e com isso podemos também procurar estabilizar nossas emoções. O que acaba sendo fundamental para que não tomemos medidas permanentes para apaziguar emoções temporárias (Linehan, 1993).
Como exercício, a psicóloga Verônica Reis, nossa voluntária de produção de conteúdo, propõe um pequeno exercício de regulação de respiração:
1 – abrace seu cão e coloque uma de suas mãos sobre o coração dele;
2 – sinta as batidas e procure focar sua atenção em regular sua respiração com a do cão;
3 – permaneça neste exercício por cerca de um minuto e depois conte para nós como foi!

Caso esteja muito difícil, busque ajuda. Aqui no Brasil você pode entrar em contato com o Centro de Valorização da Vida (CVV) no telefone 188 ou no site https://www.cvv.org.br/. Caso alguém que você conheça precise de auxílio, busque ajuda especializada. Não precisamos estar sozinhos. Esta é uma carinhosa lembrança do INATAA.

Referências:
ABP; CFM; APAL. (2021). A campanha Setembro Amarelo® salva vidas! . Setembro Amarelo. Acesso em Setembro 12, 2021, de https://www.setembroamarelo.com/.
Carvalho, D. T. W. (2019). Setembro amarelo – mês da prevenção do suicídio. Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios. Acesso em Septembro 12, 2021, de https://www.tjdft.jus.br/informacoes/programas-projetos-e-acoes/pro-vida/dicas-de-saude/pilulas-de-saude/setembro-amarelo-mes-da-prevencao-do-suicidio.

Linehan, M. M. (1993). Cognitive-behavioral treatment of borderline personality disorder. Guilford Publications.
Sousa, A. (2020, Setembro 1). Setembro amarelo: O triste motivo pelo qual a cor foi escolhida. Aventuras na História. Acesso em Setembro 12, 2021, de https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/setembro-amarelo-o-triste-motivo-pelo-qual-a-cor-foi-escolhida.phtml.