Você já conhece a COSAP? É uma das Coordenadorias de Saúde da Secretaria Municipal da Saúde que oferece vários serviços bacanas para você e seu pet. Aproveite e veja a lista de atividades disponíveis!

– Castração: o serviço é gratuito e está disponível a todo munícipe residente na cidade de São Paulo que possua animais de estimação. Pode ser realizada através de Clínicas Veterinárias contratadas ou através de mutirões de castração. E seu pet ainda ganha a identificação por microchip e o Registro Geral do Animal. 

– Registro Geral do Animal (RGA): consiste em uma carteira timbrada e numerada com seus dados e dados do seu pet, e plaqueta de identificação com número correspondente ao do RGA, que deverá ser fixada à coleira do seu animalzinho. O RGA é obrigatório por Lei no município de São Paulo (Lei Municipal 13.131/2001) a todos os cães e gatos com idade superior a três meses e facilita a localização dos tutores no caso de animais perdidos. Cadastre seu animal no Centro de Controle de Zoonoses e obtenha o RGA gratuitamente. 

– Hospitais Veterinários Públicos: são 3 unidades disponíveis, uma na zona Norte, outra na zona Leste e a mais nova na zona Sul. 

– Adoção de cães e gatos: considere a possibilidade de adotar um pet! O Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos está localizado na Rua Santa Eulália, 86, Santana. O horário de atendimento para adoções é das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, e das 9h às 15h, aos sábados. Informações adicionais podem ser obtidas pelo número 2974-7892.

– Adoção de Animais de Fazenda: se você tiver um sítio, chácara ou fazenda fora do município de São Paulo, que tenha estrutura para receber o animal escolhido, além, claro, de disposição para cuidar de uma vida e enchê-la de amor já é o primeiro passo.

– Guarda Responsável: guarda responsável é o conjunto de regras básicas que deve ser seguido pela família que decide ter um animal de estimação a fim de garantir a saúde física e mental, a segurança e o bem estar do novo membro da família. É muito importante conhecer as necessidades do seu pet para que ele tenha um alto grau de bem-estar! Leia, aprenda e implemente a guarda responsável!

– Setor de Atividades Especiais: tem como atribuição realizar o monitoramento e controle reprodutivo da população de cães e gatos em locais públicos de interesse à saúde como aldeias indígenas, terminais rodoviários, ferroviários e metroviários, parques e cemitérios.

Saiba todos os detalhes e muito mais em Saúde e Proteção ao Animal Doméstico | Secretaria Municipal da Saúde | Prefeitura da Cidade de São Paulo ou pelo email [email protected]