Em 1946, a Organização Mundial da Saúde defendeu que saúde não é somente ausência de doenças. O conceito se estende para um estado de bem-estar físico, mental /emocional e social também (BRASIL, 2016). Apesar desta definição datar de um período após a segunda guerra mundial, quando a OMS e a ONU foram fundadas, ela continua pertinente e atual pois entendemos o ser humano como um organismo que interage, afeta e é afetado pelo meio ambiente. 

Neste contexto, vivendo em um período de pandemia, vimos vários contextos sendo alterados, e junto com eles suas relações e a saúde de todos os envolvidos. Pensando nisso, refletimos como nosso trabalho pode auxiliar na  manutenção da nossa saúde, sobretudo, em uma época de grandes restrições de locomoção e contato como esta.

Foto publicada com autorização

O contato com animais pode ser uma ideia bastante interessante para quem ainda não pode sair de casa. Segundo Odendaal (2003) uma interação positiva com um cão de 5 a 24 minutos provoca alterações fisiológicas como diminuição da pressão arterial, aumento da betaendorfina, ocitocina, prolactina, ácido fenilacético e dopamina em ambas as espécies, além de diminuir o cortisol sanguíneo no humano. Como um todo, a relação humano-animal promove efeitos positivos de ordem neurobiológica, fisiológica, psicológica e social, segundo Beetz (2017).

No campo interventivo, temos a Terapia Assistida por Animais (TAA) em que um animal (cujo cão é o animal mais utilizado para esta intervenção) devidamente preparado para essa função atua como facilitador no processo terapêutico, auxilia na promoção de saúde.

Pensando nisso, vale lembrar do E-book “Benefícios das Terapias Assistidas por Animais (TAA)”  para conhecer mais aspectos relacionados. 

No ponto de vista da saúde animal, sabemos da importância da alimentação para a saúde dos nossos cães, para isso convidamos nossa voluntária zootecnista Natália Nunes para nos informar a importância do cuidado com a alimentação de nossos cães:

A nutrição estuda os mecanismos por meio dos quais os organismos vivos recebem e utilizam as substâncias necessárias para o funcionamento saudável do corpo. É através dos alimentos consumidos que o sistema digestivo trabalha e diferencia várias substâncias nutritivas que absorvidas e metabolizadas, a fim de garantir uma nutrição adequada, que contribue com o desenvolvimento e funcionamento saudável de nossos cães. Vale lembrar que uma alimentação que não considera ingredientes selecionados em quantidades e qualidades, pode ser responsável pelo aparecimento de distúrbios nutricionais em diversos níveisPensando nisso, é importante considerar a nutrição animal como um dos pilares da saúde animal,sendo fundamental o acompanhamento nutricional dos pets pelo Nutricionista Pet, que pode ser o Zootecnista ou Médico Veterinário. 

Por fim, apesar de ainda não ser o momento mais propício para abraçar outros humanos, se aconchegar com um cão pode ser não só terapêutico como um alento nestes dias tão incertos. Sigamos com saúde!

Referências Bibliográficas:

BRASIL. OPAS. OMS (org.). OPAS/OMS apoia governos no objetivo de fortalecer e promover a saúde mental da população. 2016. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5263. Acesso em: 20 mar. 2021.

Odendaal JS, Meintjes RA. Neurophysiological correlates of affiliative behavior between humans and dogs. Vet J. 2003;165(3):296-301.

Beetz A. Theories and possible processes of action in animal assisted interventions. Appl Dev Sci. 2017;21(2);139-49