Curso Básico de A/E/TAA 2011!

Posted by Gerenciador, With 0 Comments, Category: Cursos, Eventos, Notícias INATAA, Sem categoria, Vídeos, Tags:, , , , , ,
Aqui estão as tão esperadas notícias do último Curso Básico de E/A/TAA! Ele aconteceu no feriado de Páscoa, nos dias 21, 22, 23 e 24 de Abril. Foram quatro dias de muito trabalho, novos conhecimentos e interação entre alunos de diversas cidades e diversas profissões. Todos com um grande interesse em comum, utilizar os animais para o bem-estar humano.
A turma do Curso Básico 2011!

A turma do Curso Básico 2011!

O Curso foi um grande sucesso, todas as vagas foram preenchidas, tivemos alunos de várias partes do Brasil. Vieram de Cascavel–PR, Descalvado-SP, Ilha do Governador–RJ, Santo André–SP, Rio Verde–GO, Passos–MG, Rio de Janeiro–RJ, Montenegro–RS, Sapucaia do Sul–RS, Araraquara-SP, Arujá–SP, Águas Claras–DF, Araguari–MG, Itajaí–SC e São Paulo-Capital. Isso nos traz enorme satisfação, pois o objetivo de expandir a A/E/TAA pelo país está sendo concretizado. Sem apoio e troca de informações isso não seria possível. É um grande prazer para o INATAA apoiar e auxiliar pessoas que estejam fundando novos projetos pelo país.
Os alunos aproveitaram muito o conteúdo do curso e pudemos perceber que estavam ávidos em começar um trabalho de Terapia Assistida por Animais em suas cidades. Fizeram novas amizades e formaram novas frentes para este trabalho. A turma foi muito homogênea e muito interessada, tinhamos fisioterapeutas, adestradores, veterinários, psicólogos, biólogos e outros profissionais que puderam acrescentar um pouco de sua própria experiência para os colegas de turma. Tentamos passar o máximo de informações e tirar a maior quantidade de dúvidas sobre todos os assuntos abordados.
Andraa e Luanda, da Fundação Passo Firme de Equoterapia

Andraa e Luanda, da Fundação Passo Firme de Equoterapia com Marisa, coordenadora de Cursos do INATAA

Neste curso uma das maiores conclusões tiradas pelos alunos é a de que ninguém trabalha sozinho na A/E/TAA. A dinâmica do trabalho exige uma equipe multidisciplinar, o adestrador precisa trabalhar com o veterinário, com o fisioterapeuta, com o psicólogo, com o fonoaudiólogo e por aí vai. Os alunos participaram da Dinâmica de Grupos no segundo dia para aprender isso, cada profissional leva as suas habilidades e características para o trabalho e é preciso aprender e respeitar o trabalho de cada integrante da equipe.
O curso básico introduz os alunos no universo da A/E/TAA, mostra o quão úteis os animais podem ser e a grande quantidade de benefícios que eles nos trazem. Mas também, mostra informações importantíssimas quanto ao manejo destes animais, cuidados com a saúde deles e dos pacientes, mostra que o comportamento adequado dos animais é primordial para o trabalho ser seguro e eficiente, e também traz conhecimentos básicos de estruturação de seus próprios projetos.
Marisa, Fátima e Laís com a profa Marie Odile, da aula de Pesquisa Científica na A/E/TAA

Marisa, Fátima e Laís com a profa Marie Odile, da aula de Pesquisa Científica na A/E/TAA

Superando traumas, Danielle se entende com o Robertinho

Superando traumas, Danielle se entende com o Robertinho

Um dos pontos altos do curso deste ano foi a aula de Animais não Convencionais na A/E/TAA com o professor, Dr Gustavo Bauer. Ele levou uma surpresa que só foi revelada no final da aula. Duas cobras participaram da aula para que os alunos interagissem com elas. Foi uma experiência totalmente nova para quase todos os alunos, inclusive tivemos alunos (e equipe do INATAA) que conseguiram vencer traumas e acariciar os animais.

Apesar do feriadão emendado, conseguimos curtir almoços agradáveis. Seja na padaria, no restaurante italiano ou mesmo no próprio CEFAC. As conversas e trocas foram muito ricas entre os alunos e palestrantes.
E é claro que os cães terapeutas estiveram presentes todos os dias do curso. É importante, pois afinal, são as grandes estrelas do trabalho. Eles foram recebidos com muito entusiasmos pelos alunos e ajudaram nas demonstrações e exemplos expostos pelos palestrantes.

d

Estela, da diretoria Jurídica do INATAA, também superou seu trauma com o apoio do prof Gustavo

Estela, da diretoria Jurídica do INATAA, também superou seu trauma com o apoio do prof Gustavo

No último dia estivemos pela manhã no Lar Padre Vicente Melillo, onde tivemos a parte prática do curso. Nesta parte os alunos podem experienciar o trabalho que, muitas vezes, só viram na teoria, seja nas aulas do curso, seja através da internet ou reportagens na televisão, jornal, revistas. Além disso pudemos levar grande alegria aos idosos no domingo de Páscoa. Os voluntários estavam lá como parte das nossas visitas quinzenais e os alunos do curso puderam observá-los, ver como trabalham e como utilizam o cão para interagir com os idosos. Foi muito interessante para todos, pudemos perceber a emoção que a visita causou nos alunos, e a vontade maior ainda de dar continuidade aos próprios projetos.
Os alunos observaram a visita de AAA no Lar Pe Vicente Melillo

Os alunos observaram a visita de AAA no Lar Pe Vicente Melillo

Na tarde do último dia finalizamos o curso com atividades práticas onde os alunos puderam interagir ainda mais uns com os outros em seus grupos. Cada grupo era responsável por desenvolver exercícios com os cães para os pacientes. Nesta atividade tivemos a participação especial da mãe e irmã da Silvana Prado, nossa presidente. Agradecemos muito a presença das duas, que também gostaram de participar das atividades.

Ficamos muito felizes de saber que formamos novas amizades e novos profissionais que, com certeza, estarão logo colhendo frutos dos projetos que desenvolverão com grande vontade e afinco. Agradecemos a todos a oportunidade de conhecê-los e a confiança para virem e passarem estes quatro dias conosco!
Gostaríamos de agradecer todos os palestrantes que com grande vontade vieram apresentar suas aulas e mostrar excelentes trabalhos aos alunos. Vemos em cada um de vocês uma vontade sincera de trazer o que é de melhor para os alunos, muito obrigado!
Um grande obrigado também à equipe e voluntários do INATAA que estiveram presentes nestes dias auxiliando para que o curso fosse o melhor possível.
Um grande abraço a todos, e até o próximo curso!

d

Assista o vídeo dos 4 dias do Curso Básico de A/E/TAA 2011:

Deixe uma resposta