Dica do dia

Posted by ComunicaINATAA, With 0 Comments, Category: Dica do dia,

Cuidados com a alimentação de seu cão

Um dos fatores que determina a saúde de um cão é a alimentação. Uma boa dieta traz bem estar e qualidade de vida aos animais e, claro, cabe a nós, proprietários, cuidar para que esta seja sempre equilibrada.

A primeira coisa a que devemos ficar atentos é em relação ao tipo de ração que estamos dando ao cão. Um erro comum cometido pelos donos é a troca de ração entre espécies. Muitas vezes acontece de o cão preferir a ração dos gatos, que costumam ser mais incrementadas e saborosas já que os felinos possuem um paladar mais apurado. Porém a ração para gatos possui substâncias que apenas o organismo desses animais consegue sintetizar, e que pode causar distúrbios gastrointestinais, danos renais e hepáticos - a curto e médio prazo - caso ingeridas por cachorros.

A mesma coisa acontece com a comida caseira. Diferentemente do que muita gente pensa, a comida caseira pode ser oferecida aos cães, porém sempre com muita precaução e cuidado. O aparelho digestivo humano é diferente do canino e muitos alimentos que ingerimos podem fazer mal para a saúde dos animais. Muitos dos temperos que usamos para preparar os pratos são tóxicos aos animais e podem causar diversas complicações. Alguns exemplos são: chocolate, alho, cebola, café, uva, pipoca, doces, dentre outros.

Hoje existem, inclusive, empresas especializadas em comida gourmet para cães, com receitas balanceadas e tão saborosas quanto comida caseira mas sem os tais alimentos proibidos. Mas quem tem cachorro conhece bem o olhar pidão que eles fazem e que acabam amolecendo nosso coração e nos fazem dizer “é só um pedacinho”.

De qualquer modo, a forma mais recomendada de alimentar os cães ainda é com a ração. O tipo de ração deve ser escolhido criteriosamente de acordo com o porte da raça, idade e atividades do cachorro. A quantidade de nutrientes e proteínas especificados na embalagem também devem ser analisadas para verificar se atendem às necessidades do animal.

Seguindo uma dieta saudável, serão nítidos os efeitos positivos em seu cão. Ele vai apresentar disposição, brilho e maciez dos pelos e boa condição física. E o mais importante, terá melhor qualidade de vida.